Uma nova cidade foi construída no Catar, exclusivamente para sediar o evento / Divulgação
Continua depois da publicidade
O país sede da Copa do Mundo 2022 é pequeno em território, mas abriga curiosidades que impressionam. No Catar, onde luxo e conforto parecem ser as palavras de ordem em quase tudo, há também fatos incomuns sobre cultura e costumes.
Confira 10 curiosidades sobre o Catar:
Continua depois da publicidade
1. Calor extremo
O Catar é um país localizado nas proximidades do Deserto de Khor Al Udeid, o que faz dele uma das nações mais quentes do planeta. Nos meses de junho e julho, é comum os termômetros chegarem aos 50 °C. Por esse motivo, o mundial precisou ser postergado para novembro, visto que muitos turistas não acostumados a este clima poderiam não se sentir confortáveis para assistir aos jogos.
Continua depois da publicidade
2. Um país que é a metade de Sergipe
O estado brasileiro de Sergipe, no nordeste, tem pouco menos de 22 mil quilômetros quadrados. Já o Catar, tem cerca de 11,5 mil, o que representa não muito mais que a metade do menor estado do Brasil. Apesar do tamanho pequeno, o Catar é o quarto entre as nações mais ricas do mundo, segundo informações da Forbes, devido às atividades de exploração de petróleo, principalmente.
3. O aeroporto mais luxuoso do mundo
Continua depois da publicidade
Quem passa pelo aeroporto Internacional de Hamad, na capital Doha, fica deslumbrado com tanto luxo. Para se ter uma ideia do investimento feito neste hub internacional, foram gastos US$ 15 bilhões, valor muito superior do que foi investido pelo Brasil em toda a realização da Copa de 2014, segundo o site Aeromagazine. Além disso, os passageiros que fazem conexão em um dos terminais podem aproveitar para fazer passeios por Doha que incluem até hospedagem e alimentação totalmente gratuitos, a depender da duração da escala.
4. Bebidas alcoólicas proibidas
Em grande parte do Catar a venda de bebidas alcoólicas não é permitida, o que faz com que os poucos espaços onde este produto é comercializado sejam muito disputados e operem com preços nas alturas. Apenas alguns hotéis internacionais e clubes podem vender cerveja, vinho e outros alcoólicos, mas quem quiser desfrutar esses produtos deve preparar o bolso: um litro de cerveja sai na média de R$ 90,00.
Continua depois da publicidade
5. Exemplo de segurança
Quem vive no Catar não precisa se preocupar com crimes violentos. A incidência de episódios desse tipo é considerada raridade e até mesmo pequenos roubos têm taxa de ocorrência muito baixa. A segurança acaba sendo mais um dos muitos atrativos que fazem do País um dos locais mais procurados por estrangeiros que se mudam para lá a cada ano.
6. Casas e prédios amarelos
Continua depois da publicidade
Se você usar o serviço de fotos de mapeamento Google Street View para ver alguns endereços residenciais de Doha, como na foto abaixo, descobrirá que a maioria das casas e prédios de apartamentos do Catar seguem um padrão de cor, que varia entre o bege e o amarelo. A regra faz parte da cultura e dos costumes locais, mas curiosamente não é seguida pelos prédios e arranha-céus da Capital.
7. População de imigrantes e mortes
A demografia do Catar é curiosa, pois a população nativa do país é representada por uma minoria de 25%. Assim, os turistas que chegarão para assistir a Copa deste ano e que quiserem conhecer os moradores locais devem encontrar imigrantes de vários países e localidades do mundo.
Continua depois da publicidade
Neste ponto há uma polêmica recente. O jornal britânico The Guardian, revelou que, desde 2010, mais de 6,5 mil trabalhadores imigrantes morreram nas obras da Copa do Mundo. Quase 6 mil dessas mortes são de trabalhadores vindos da India, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka, segundo os governos desses países. Mas o número de vidas perdidas pode ser muito maior, segundo a reportagem do Jornal, pois alguns países como Filipinas e o Quênia ainda não contabilizaram seus expatriados mortos no Catar. Muitas das mortes estão associadas às altas temperaturas do País e teriam ocorrido desde 2011, quando as obras para a Copa tiveram início.
8. Cidade construída exclusivamente para a Copa
Quando um país é escolhido para sediar o mundial de futebol, é muito comum que o governo local realize investimento na construção de novos estádios e outras estruturas de suporte como hotéis. Mas no caso do Catar, os investimentos foram além: uma nova cidade foi construída do zero. O "novo município" conta com 7 estádios, mais de 100 novos hotéis, um metrô e novas estradas.
Continua depois da publicidade
9. Paisagens impressionantes
Segundo o site Impulsiona, o país está localizado entre o mar (Golfo Pérsico) e o deserto (Deserto de Khor Al Udeid) e esta posição geográfica proporciona paisagens únicas. O próprio deserto, se contrastando com a modernidade da Capital e a rica diversidade do local, devem render ótimos passeios aos turistas durante a Copa e também em outras épocas.
10. A semana útil começa no domingo
Continua depois da publicidade
Enquanto no Brasil, e em muitos países do mundo, estamos descansando no primeiro dia da semana, no Catar, é dia de trabalhar e estudar. É que o fim de semana naquele país começa na sexta-feira – dia sagrado para os muçulmanos – e vai até o sábado.
Após ter conhecido um pouco mais sobre o Catar, convidamos o leitor a conferir os dias e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022.
Continua depois da publicidade