MUDANÇAS

Correios aplicam novas regras para encomendas nacionais; saiba o que muda

Exigências valem a partir desta quinta-feira

Alex Rodrigues - Agência Brasil

Publicado em 01/09/2022 às 09:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

De acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Confaz / Fernando Frazão/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

A partir desta quinta-feira (1), os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, seu CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não tenham tais documentos, o número do passaporte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras formas de interatividade na entrega. Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Correios realiza alienação de mais de 90 mil itens em São Paulo

• PL dos Correios sucumbe com eleições e ausência de liderança do governo no Senado

• Correios encerra 2021 com lucro recorrente recorde de R$ 3,7 bilhões

Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme já ocorre no caso de remessas internacionais.

Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que já exige que, nas encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote.

Continua depois da publicidade

Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software