Em São Paulo, chuva leve caiu na cidade na noite de sexta (12). Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas na Prefeitura de São Paulo), não houve registro significativo de chuvas na durante a madrugada / Gabriel Ramos / Unsplash
Continua depois da publicidade
Um forte temporal com raios atinge a cidade de São Paulo na tarde deste domingo (18). Às 14h40, toda a capital foi colocada em estado de atenção para alagamentos pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Por volta das 15h30, o Corpo de Bombeiros já havia registrado seis enchentes e 21 quedas de árvores. Imagens obtidas pela reportagem mostram pontos de alagamento em diferentes bairros da zona oeste, como Lapa, Vila Madalena e Pompeia.
A chuva forte também atinge outros municípios da região metropolitana, como Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, com possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo.
Continua depois da publicidade
O CGE orienta que a população evite transitar por ruas alagadas e não enfrente correntezas. Outra medida de segurança é manter-se longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores. Casas e prédios são os abrigos ideais durante tempestades.
Na última quarta-feira (14), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta vermelho para temporal no litoral norte do estado de São Paulo e na região do Vale do Paraíba.
Segundo o instituto, um ciclone subtropical formado em alto-mar nos últimos dias influenciou nos eventos climáticos.
Continua depois da publicidade
Tendência para os próximos dias
Segundo o CGE, a segunda-feira (19) deve ter chuva novamente. Existe possibilidade de precipitações moderadas e fortes no período da tarde, principalmente na capital e Grande São Paulo.
"Na terça-feira (20) o cenário atmosférico segue inalterado, ou seja, previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir da tarde, com potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e elevação das cotas de pequenos rios e córregos da capital e região metropolitana", diz comunicado do órgão.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade