Agência do Itaú, em Brasília / Arquivo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Clientes de diversos bancos do Brasil são vítimas de um golpe que utiliza o Pix como caminho. Simulando inclusive músicas originais das instituições e um atendimento idêntico aos oficiais, os criminosos conseguiram enganar muitas pessoas, conforme relatos nas redes sociais. Em razão disso, o Itaú, instituição que passou por isso recentemente, dá dicas de como não se tornar uma nova vítima.
Toda a ação é feita via telefone. Os golpistas ligam para os clientes e, de forma educada, calma e profissional, simulam estar em uma central de atendimento e usam, inclusive, jingles e efeitos sonoros idênticos aos dos bancos oficiais. Para ganhar a confiança da vítima são os próprios criminosos que confirmam dados dela, como última movimentação na conta e saldo, por exemplo, e as convencem de que aquele é, de fato, um funcionário da instituição financeira.
Continua depois da publicidade
O detalhe é: como os bandidos conseguiram acesso à informações sigilosas do cliente?
O golpe segue e a pessoa é informada de que alguém fez movimentações suspeitas em sua conta e que, para cancelar a operação, um Pix - no mesmo valor da movimentação - deveria ser feito, para o sistema do banco reconhecer a duplicidade e cancelar tudo. Balela.
Continua depois da publicidade
Alguns consumidores percebem o golpe, mas, infelizmente, outros não, e acabam recebendo pelo Whatsapp uma chave Pix para que a quantia seja enviada. Ao fazer, o golpe é concluído com sucesso.
Na última semana inúmeras pessoas relataram o golpe nas redes sociais.
Em contato com a Reportagem do DL, o banco Itaú disse que, "caso seus clientes recebam ligações com esse tipo de abordagem ou estejam em dúvida sobre a veracidade do contato, devem desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário".
Continua depois da publicidade
Confira, na íntegra, a nota do Itaú:
O Itaú Unibanco tem a segurança e a proteção de dados como prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores.
O banco reforça as orientações para que os clientes se atentem a possíveis tentativas de golpes envolvendo abordagens de falsas centrais de segurança ou falsos funcionários da instituição. Neste sentido, esclarece que ligações recebidas pelos clientes solicitando qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas da instituição, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea. Seguindo rigorosamente essas práticas, os golpistas não terão qualquer forma de acessar ou movimentar indevidamente a conta corrente do cliente.
Continua depois da publicidade
Conforme o banco comunica de forma recorrente e por diferentes canais, caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário.
Continua depois da publicidade