Segundo estudo

Cidades paulistas são as mais preparadas para receber a internet 5G

Estado responde por um de cada quatro municípios brasileiros que já contam com a tecnologia

Da Reportagem

Publicado em 26/09/2023 às 18:50

Atualizado em 26/09/2023 às 22:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Foram avaliados 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes / Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Continua depois da publicidade

O Estado de São Paulo foi o destaque do estudo Cidades Amigas do 5G, que mapeou os municípios que mais trabalham para garantir a oferta e a expansão dos serviços de telecomunicações no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Das 10 primeiras cidades do ranking, nove são paulistas.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O 5G já está disponível em 128 municípios do Estado, que responde por uma de cada quatro cidades brasileiras com a tecnologia.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar no ranking divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor, aparece o município de Americana, que subiu 110 posições em relação à edição de 2022.

As demais cidades paulistas no “top 10” são: Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º).

Foram avaliados 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

No primeiro semestre, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta, lançaram o TecnoCidades, programa que conscientiza gestores municipais sobre o processo de atualização da lei de antenas e promove outras ações para acelerar a chegada da tecnologia, que garante uma navegação até 100 vezes mais rápida.

“São Paulo precisa ser referência em conectividade de alta performance, pois ela é fundamental para que possamos alavancar o setor produtivo, tanto nas áreas urbanas quanto nas regiões rurais, onde o agro tem muita força. Dessa forma, sempre buscamos o apoio das prefeituras e das Câmaras Municipais para um avanço sustentável e competitivo”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A modernização das leis das antenas, que determinam onde as novas antenas podem ser instaladas, é fundamental para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, no fim do ano passado apenas 61 cidades paulistas tinham atualizado a legislação.

Atualmente, o número está em 195, segundo levantamento da InvestSP.

“Investimos nesse esforço por entender que a internet 5G é essencial para que os municípios paulistas sejam competitivos e possam atrair cada vez mais investimentos e empregos para todo o Estado”, explica o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

Continua depois da publicidade

Para o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, “o resultado do ranking de 2023 reflete o trabalho do Governo de SP para incentivar o 5G e a conectividade. Ao longo dos primeiros meses de 2023, a SDE e a InvestSP fizeram um grande trabalho de conscientização e de apoio para a atualização das leis municipais de antenas e o resultado está aí: das 10 cidades mais bem colocadas, nove estão em São Paulo”.

O presidente da entidade ressaltou que as leis atualizadas aceleram o processo de licenciamento e a instalação de antenas.

“As cidades estão incentivando investimentos não só das operadoras, mas de todos os setores da economia que estão ligados à conectividade”, completa Ferrari.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software