Clima

Cidades do litoral de SP estão em alerta por fortes chuvas; São Sebastião tem alagamento

Na região, segundo a Defesa Civil, os acumulados nos próximos dias podem passar de 100 mm

Folhapress

Publicado em 13/06/2023 às 14:08

Atualizado em 13/06/2023 às 14:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em São Sebastião, no litoral norte do estado, cidade mais atingida pela tragédia das chuvas de fevereiro, a prefeitura colocou equipes nas ruas para atender quaisquer possíveis ocorrências desde a noite desta segunda / Fabio Mattos/Divulgação

Continua depois da publicidade

Cidades do litoral sul paulista estão em estado de alerta em razão de fortes chuvas previstas para esta semana. Na região, segundo a Defesa Civil, os acumulados nos próximos dias podem passar de 100 mm.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em São Sebastião, no litoral norte do estado, cidade mais atingida pela tragédia das chuvas de fevereiro, a prefeitura colocou equipes nas ruas para atender quaisquer possíveis ocorrências desde a noite desta segunda (12).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Governo do Estado de São Paulo inicia debates regionais da Lei Paulo Gustavo

• Litoral paulista deve ser atingido por chuvas fortes e contínuas

• Lula diz estar satisfeito com os seis meses de governo

Somente na região de Juquehy foram registrados 114,2 mm de chuva nas últimas 24 horas.

A Barra do Sahy, local mais afetado pelos temporais de fevereiro, registrou alagamentos na manhã desta terça (13). Em publicação no Twitter, o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), mostrou a situação. Os moradores do local, além de outras áreas de risco, são incentivados a deixar suas residências.

Continua depois da publicidade

Em razão de deslizamento de terra que atingiu a pista, trecho da rodovia Rio-Santos foi interditado, também de acordo com Augusto. Ele também mostrou o cenário nas redes.

Assista o vídeo aqui

Em Guarujá, na Baixada Santista, a prefeitura emite, desde segunda, alerta de chuvas e ventos fortes, intensificando a necessidade de atenção nas áreas de risco, como morros. Os moradores são avisados da situação via SMS. Por enquanto, segundo acompanhamento realizado pela Defesa Civil, não há necessidade de retirar moradores de suas casas.

Continua depois da publicidade

Caraguatatuba, no litoral norte, também está em alerta. Preocupada com as chuvas, a administração da cidade fiscaliza os bairros e envia mensagens à população via redes sociais. Até a publicação deste texto não havia pontos alagados.

Chuvas fortes e contínuas 

O litoral paulista deve ser atingido por “chuvas fortes e contínuas” ao longo desta semana, segundo a Defesa Civil estadual. Os temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento, aumentam o risco de deslizamentos, inundações e alagamentos.

Continua depois da publicidade

As chuvas mais fortes devem atingir, de acordo com a Defesa Civil, a Baixada Santista, os litorais sul e norte, além do Vale do Ribeira, que fica mais ao sul do estado. Na Grande São Paulo e na região de Sorocaba, no interior, a previsão é de chuvas moderadas. As instabilidades devem começar nesta terça-feira (13) e se manter até sexta (16).

A recomendação do governo estadual é para que pessoas que vivem em áreas de risco tenham atenção a sinais que podem indicar problemas, como indícios de movimentação do solo, com a inclinação de postes ou árvores, rachaduras nas paredes e portas emperradas.

A Defesa Civil também alerta para que a população evite atravessar áreas inundadas ou enxurradas.

Continua depois da publicidade

Em caso de problemas, a sugestão é acionar a Defesa Civil pelo número 199. O órgão também envia orientações pelo aplicativo Alerta SP e pela página spalerta.gov.br. Os alertas podem ser recebidos ainda por SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem com o CEP para o número 40199.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software