PRIMAVERA MAIS QUENTE

Calor extremo no Brasil vai marcar começo da primavera de 2023

Semana que antecede e que inicia a primavera vai ser marcada por altas temperaturas em todo o País; Diário e Gazeta entrevistaram metereologista que explicou como deve ser a estação

Nathalia Fruchi/Assistente de redação*

Publicado em 22/09/2023 às 12:35

Atualizado em 22/09/2023 às 14:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Primavera vai ser marcada por altas temperaturas em todo o País e Diário e a Gazeta entrevistaram metereologista que explicou como deve ser a estação / Divulgação PMG

Continua depois da publicidade

Recentemente, altas temperaturas têm marcado os termômetros brasileiros e a previsão é que primavera que se inicia neste sábado (23) siga na mesma intensidade. A Gazeta e o Diário entrevistou o meteorologista, Marcos Jean, que explicou o porquê o Brasil tem enfrentado essas ondas de calor, além de dar dicas de como se cuidar durante o clima quente. A previsão é que as temperaturas ultrapassem os 40ºC em algumas regiões do País. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por que está tão quente? 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ondas mais altas que a sua pilha de boletos devem atingir Baixada neste fim de semana

• Avaliação da ONU prevê planeta 2°C mais quente

"Este ano estamos sob influência do fenômeno climático EL NINO que impacta nas anomalias de temperatura de todo o planeta. No caso do Brasil, há anomalias positivas de temperatura, em especial, nas regiões sul e sudeste. Há também o agravante das Mudanças Climáticas Globais que potencializam os efeitos de fenômenos como Ondas de Calor, Ondas de Frio, tempestades severas e grandes inundações", explicou o meteorologista à Gazeta e ao Diário. 

Por quanto tempo ficará calor? 

Continua depois da publicidade

Segundo Marcos Jean, a modelagem numérica indica que no final deste mês, a partir do dia 27 de setembro, haverá declínio das temperaturas, em virtude do avanço de um frente fria. 

"O calorão dará uma aliviada. Até o alívio chegar, é importante as pessoas tomarem bastante água , tentar evitar exposição ao sol das 11h às 17h e usar filtro solar. Todo cuidado é necessário. As pessoas idosas precisam de cuidados redobrados", pontuou o meteorologista.

Como essa temperatura pode interferir positivamente ou negativamente na estação da primavera? 

Continua depois da publicidade

"De forma geral, os aspectos positivos da temperatura mais alta, referem-se às vendas de produtos e serviços que ocorrem mais no verão, como por exemplo, pacotes turísticos para o litoral, hospedagens em hotéis, roupas clássicas da estação", explicou o meteorologista.

Já o aspecto negativo para o Marcos Jean é que a natureza, em algum momento, compensará esse excesso de calor. Essa compensação por vir em forma de tempestade severa, ventos destrutivos, inundações, entre outros.

Quais os cuidados que precisamos ter com esse calor? 

Continua depois da publicidade

Para o meteorologista, evitar exposição ao sol das 11h às 17h é indispensável para evitar casos de insolação. Caso seja necessário se expor ao sol, o profissional indica utilizar filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e beber muita água, mínimo, 2 litros por dia. 

O profissional reforça que as pessoas idosas precisam de cuidados redobrados e que também é importante colocar água para os animais de rua e não passear com o pets nos horários quentes para não queimar a patinha deles.

O que é o EL NINO? Como ele interfere no Brasil?

Continua depois da publicidade

"EL NINO é o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Ocorre mudança na circulação atmosférica em todo o Planeta, ocasionando impactos diferentes em cada região do globo, como secas e enchentes severas, ondas de calor e frio", explicou Marcos Jean.

No Brasil, o meteorologista apontou a Gazeta e o Diário que serão observados os seguintes impactos em relação a temperatura e precipitação:

Região sul
As chuvas e as temperaturas ficam acima da média histórica. 

Continua depois da publicidade

Região sudeste 
Não há mudança significativa nas chuvas. As temperaturas ficam moderadamente acima da média. 

Região centro-oeste
Não há mudanças significativas nas chuvas e temperatura. 

Região nordeste
Seca severa na maior parte da região. 

Continua depois da publicidade

Região norte
Há redução das chuvas em partes da região amazônica, favorecendo o aumento de incêndios florestais, e consequentemente, provocando a emissão de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

*Assistente de Redação, sob supervisão de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software