DISCURSO

'Bolsonaro não vai deixar vocês na mão', diz Valdemar a bolsonaristas

A declaração foi dada a apoiadores do presidente que se reuniram em frente ao local no qual ocorria um jantar do PL, em Brasília

MARIANNA HOLANDA - FOLHAPRESS

Publicado em 30/11/2022 às 09:49

Atualizado em 30/11/2022 às 10:03

Compartilhe:

'O ladrão não vai subir a rampa', disse um apoiador / Reprodução/Internet

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse nesta terça-feira (29) a apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que o mandatário é homem e que não vai deixá-los na mão. 

A declaração foi dada a bolsonaristas que se reuniram em frente ao local no qual ocorria um jantar do PL, em Brasília, com a presença de Bolsonaro e mais de uma centena de parlamentares. 

"Vocês podem ter certeza que o Bolsonaro vai dar uma resposta a vocês. Bolsonaro é homem. Pode ter certeza que ele não vai deixar vocês na mão", disse Valdemar a um apoiador. 

O homem estava se queixando do resultado das eleições, dizendo que "o ladrão não vai subir a rampa", em referência ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Bolsonaristas se reúnem desde o fim das eleições em frente a quarteis generais pelo país pedindo um golpe militar que impeça a posse do petista. Lula será diplomado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no próximo dia 12. 

Valdemar disse que Bolsonaro vai animá-los, mas não deu detalhes sobre como o chefe do Executivo daria uma resposta aos seus apoiadores descontentes com o resultado das urnas. 

O PL já questionou, sem provas, o resultado das urnas no TSE. O presidente da corte, Alexandre de Moraes, negou a ação do partido que visava invalidar votos depositados em parte das urnas no segundo turno das eleições. 

Ele aplicou uma multa no valor de R$ 22.991.544,60 ao partido por litigância de má-fé. Determinou ainda o bloqueio dos fundos partidários das três legendas até o pagamento da penalidade imposta. Valdemar disse que vai recorrer. 

O dirigente partidário disse ainda que o presidente deve voltar a falar com apoiadores. Desde sua derrota no pleito presidencial deste ano, Bolsonaro tem se isolado no Palácio da Alvorada. Não abriu mais o chamado cercadinho para apoiadores nem fez transmissão em redes sociais. 

"Ele melhorou muito da semana passada para essa semana. E a cara dele? Eu só o convidei por causa disso. Fui no Palácio, vi a cara dele e disse: "Ué, o que aconteceu?". Ele está bem, está bem, está animado. Se levantou, passou o baque." 

"Nós não esperávamos que acontecesse esse resultado e aí agora ele se recuperou. E vamos ver como ele vai se comportar, ele vai querer falar com esse pessoal que está na rua", afirmou a jornalistas. 

De acordo com o presidente do PL, na próxima semana, o partido deve oficializar o apoio à candidatura à presidência do Senado de Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional. 

O senador eleito também participou do encontro nesta terça. "[É uma reunião] para anúncio do nome para ver se temos condições de ir para frente", disse. 

Marinho, se oficializado, disputará o comando da Casa contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em sua reeleição. Este, por sua vez, é o candidato do presidente eleito, Lula. 

O presidente do PL reforçou ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terá o apoio do partido na Casa, e que tem o compromisso de apoiar um nome do PL no Senado. 

"Lira tem o acordo de apoiar", disse Valdemar. A contrapartida, segundo o dirigente, é de o deputado garantir o comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para o PL ou a relatoria do Orçamento. 

O jantar do PL foi o segundo evento com a participação do chefe do Executivo desde sua derrota. Ele não falou com a dezena de apoiadores que se reuniu em frente ao local. 

Os apoiadores, contudo, hostilizaram Arthur Lira quando ele chegou. Chamaram-no de "omisso" e "traidor da pátria". Ao deixar o local, Lira foi apenas questionado sobre seu posicionamento acerca dos atos em frente aos QGs. 

Ele não respondeu às provocações. Na sua saída, estava acompanhado da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter