ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro lidera em SP com 47%, contra 43% de Lula, aponta Datafolha

Na pesquisa nacional, o ex-presidente Lula segue à frente de Bolsonaro, marcando 49% dos votos totais, ante 45% do rival

Igor Gielow - Folhapress

Publicado em 19/10/2022 às 19:23

Atualizado em 19/10/2022 às 19:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O candidato à reeleição presidencial, Jair Bolsonaro / Facebook/Jair Bolsonaro

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a disputa presidencial no estado de São Paulo. Ele marca 47% das intenções de votos, contra 43% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando o índice de confiança de 95%. Eles estão no limite máximo da margem de erro, quando a situação de empate é improvável. Os votos totais incluem ainda 8% de brancos e nulos e 2% de indecisos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Lula diz no Flow que Bolsonaro se comporta como pedófilo

• Campanha de Bolsonaro atua para conter danos após vídeo sobre venezuelanas

• Bolsonaro promete auxílio vitalício e Lula diz que Orçamento só prevê até dezembro

Na semana retrasada, Bolsonaro tinha 46% e Lula, 44%, configurando empate na primeira pesquisa do Datafolha no segundo turno.

No Estado, que tem 34 milhões de eleitores aptos, o presidente acabou o primeiro turno à frente do petista no primeiro turno, com 47,7% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos, que é a métrica da Justiça Eleitoral no dia do pleito), ante 41% do rival. A situação se inverteu no país como um todo: o ex-presidente ficou com 48,4% e o atual, com 43,2%.

Continua depois da publicidade

O acirramento da contenda entre os oponentes impacta a disputa estadual, na qual o segundo turno é disputado por um candidato escolhido por Bolsonaro, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), e outro protegido de Lula, Fernando Haddad (PT).

Eles deixaram o PSDB, que governou São Paulo por quase três décadas, fora da disputa final. Terceiro colocado, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) declarou apoio à dupla bolsonarista e foi amplamente criticado por integrantes de seu partido.

Seja como for, passa por isso a manutenção de espaços na máquina pública, que soma 19 mil cargos de confiança no estado, por membros da base de apoio de Rodrigo. E um lugar no bonde do conservadorismo paulista, que até aqui sempre deu as cartas na política local, caso Tarcísio vença.

Continua depois da publicidade

O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda (17) a esta quarta (19), em um levantamento encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo que está registrado sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Nacional

Na pesquisa nacional, o ex-presidente Lula segue à frente do presidente Bolsonaro, marcando 49% dos votos totais, ante 45% do rival, segundo o Datafolha.

Continua depois da publicidade

Os olhos então se voltam para o contingente de indecisos, 1%, e daqueles que hoje afirmam que vão votar em nulo ou branco, 4%. Eles, assim como a taxa de abstenção que não é possível de constatar antes da eleição, poderão definir a fatura.

os votos válidos, Lula marca 52%, contra 48% de Bolsonaro.

O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda (17) a esta quarta (19), em um levantamento encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo que está registrado sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos, considerando o índice de confiança de 95%.

Continua depois da publicidade

Lula e Bolsonaro estão no limite máximo da margem de erro, onde o empate é improvável.

Na pesquisa realizada na semana passada, o petista marcava 49% dos votos totais e o atual presidente, 44%. Brancos e nulos eram 5% e indecisos, 1%.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software