Fiscalização

Artesp: 11 mil veículos de transporte intermunicipal foram fiscalizados no 1º semestre

As ações realizadas nos primeiros seis meses do ano resultaram em 2,1 mil autuações, além de 483 remoções ao pátio

Da Reportagem

Publicado em 13/07/2023 às 15:04

Atualizado em 13/07/2023 às 15:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros opera com 2.113 empresas (entre as que realizam o transporte regular e por fretamento) regularizadas junto à ARTESP, com mais de 22 mil ônibus / Divulgação/Artesp

Continua depois da publicidade

Mais de 11 mil veículos foram vistoriados no primeiro semestre deste ano pelos agentes da ARTESP que atuam na fiscalização ao Transporte Intermunicipal de Passageiros. Os números se referem a ações realizadas nos terminais rodoviários espalhados pelo Estado e em operações feitas nas rodovias, em que foram verificadas as condições dos veículos e a qualidade das viagens oferecidas aos passageiros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros opera com 2.113 empresas (entre as que realizam o transporte regular e por fretamento) regularizadas junto à ARTESP, com mais de 22 mil ônibus.

Continua depois da publicidade

Durante as operações, os fiscais verificam o cumprimento das obrigações legais pelas empresas autorizadas a prestar o transporte intermunicipal de passageiros e atuam para coibir o transporte clandestino ou irregular.

Os agentes da ARTESP verificaram, entre outros itens, a documentação dos veículos, o cumprimento de horários de partida pelas empresas, itens de segurança e demais elementos obrigatórios dos veículos.

Continua depois da publicidade

Foram fiscalizados 11.324 veículos no primeiro semestre do ano, resultando em 2.104 autuações, 483 remoções de veículos ao pátio e 223 retenções.

“Nosso principal objetivo é assegurar os direitos daqueles que utilizam o transporte intermunicipal. Além de contribuírem para que as pessoas possam viajar com tranquilidade, segurança e conforto, as ações coíbem o transporte clandestino, que traz riscos aos usuários por, muitas vezes, utilizar veículos que não oferecem as condições ideais de segurança, já que não passam pelas inspeções obrigatórias daqueles que são cadastrados junto à Agência Reguladora”, afirma Reonaldo Raitz Leandro, superintendente da Diretoria de Procedimentos e Logística (DPL) da ARTESP.

Principais motivos de autuações:

Continua depois da publicidade

transporte de passageiros sem autorização;

falta ou defeito em equipamento obrigatório;

atraso na realização de viagem por culpa da transportadora;

Continua depois da publicidade

não portar no veículo comunicado de contratação do serviço de fretamento;

empresa cadastrada para o serviço de fretamento realizando venda individual de passagens, entre outros.

As blitzes fazem parte das fiscalizações que a ARTESP realiza periodicamente para garantir que os veículos estejam de acordo com as normas estabelecidas, proporcionando uma viagem mais confortável e segura aos passageiros.

Continua depois da publicidade

Além das operações nas rodovias e nos terminais rodoviários, as garagens das empresas de ônibus cadastradas junto à Agência também passam por vistorias constantes.

Serviço de fretamento

Para o usuário não ter transtornos durante as viagens intermunicipais no Estado de São Paulo quando utiliza um ônibus fretado, a ARTESP recomenda verificar com antecedência se a empresa contratada e o ônibus utilizado são cadastrados junto à Agência.

Continua depois da publicidade

Os dados podem ser verificados no site da ARTESP. Antes do embarque é possível consultar a regularidade do veículo por meio do QRCode situado próximo a porta.

Ouvidoria

As atividades das equipes de fiscalização ao Transporte Intermunicipal de Passageiros envolvem os municípios do Estado por meio de programação e atendem também denúncias encaminhadas à Ouvidoria.

Continua depois da publicidade

O usuário pode denunciar problemas de má conservação dos ônibus, não cumprimento de horário, falta de itens obrigatórios, entre outros pelo 0800 727 83 77, com atendimento de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 19h, ou pelo e-mail [email protected].

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software