AGÊNCIA BRASILEIRA DE TURISMO
Embratur promoveu uma campanha nesta terça para exaltar que voltou a escrever Brasil no idioma de Machado de Assis: 'S de Sensacional'
Embratur retomou a antiga marca / Reprodução
Continua depois da publicidade
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) retomou nesta terça-feira a marca que usava antes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com Brasil escrito com S.
Em 2019, a agência passou a usar o nome do país com Z, em inglês, e o slogan: “Visit and Love Us” (ou “visite e nos ame”).
Continua depois da publicidade
Nesta manhã, a Embratur lançou uma campanha de "tuitaço" – quando se pede para os seguidores tuítarem sobre o mesmo tema – para celebrar que a marca voltou a ser escrita no idioma de Machado de Assis.
“Daqui a pouco vai acontecer o tuitaço BRASIL COM S! Hoje a gente retoma a nossa querida Marca Brasil e vamos mostrar a importância dessa marca para a imagem do nosso país no exterior!”, escreveu a conta da entidade.
Continua depois da publicidade
“Somos o BRASIL COM S de Sensacional”, completou, em outro tuíte.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também promoveu a campanha.
Continua depois da publicidade
“O retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, Embratur. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo. #BrasilComS”, escreveu ele.
Além da questão do idioma, o lema anterior também foi criticado por uma possível conotação sexual. Em inglês, o verbo "love" significa amar, mas também pode se referir ao ato sexual. Muitos viram um incentivo implícito ao turismo sexual.