PRODUTOS CONFISCADOS

Anatel apreende 2 mil eletrônicos clandestinos enviados pela Shopee

As apreensões foram realizadas durante julho de 2022, em centros de distribuição da empresa localizados na Região Metropolitana de São Paulo

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 25/08/2022 às 14:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Entre os produtos que estavam sem a homologação da Anatel, foram encontrados carregadores de celular, power banks, smartwatches, caixas de som bluetooth, fones de ouvido e telefones celulares / Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta semana que apreendeu cerca de 2 mil produtos de telecomunicações clandestinos, com valor total próximos aos R$ 53 mil, da Shopee, plataforma de comércio eletrônico. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As apreensões foram realizadas durante o mês de julho de 2022, em centros de distribuição da empresa localizados na Região Metropolitana de São Paulo. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Colisão entre dois ônibus deixa mulher ferida e entrada de comércio destruída em Santos; vídeo

• Receita do comércio varejista de São Paulo cresce 10,2% em 2021

Entre os equipamentos, que estavam sem a homologação da Anatel, foram encontrados carregadores de celular, power banks, smartwatches, caixas de som bluetooth, fones de ouvido e telefones celulares. 

Em nota, a Shopee afirmou que "continua comprometida em oferecer uma plataforma fácil, segura e agradável" e que exige de todos os vendedores que cumpram as leis locais.

Continua depois da publicidade

A homologação dos produtos é fundamental para garantir que o produto siga as normas de qualidade e de segurança, obrigatórias para aparelhos e dispositivos relacionados que emitam radiofrequência. 

Para descobrir se o equipamento é homologado pela Anatel, deve-se verificar a presença do selo de homologação no produto, no manual ou na caixa. Aparelhos sem o selo não têm garantia de assistência técnica em caso de defeito.

A fiscalização na Shopee faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel. O órgão estima que desde 2018 já tenha apreendido 5,4 milhões produtos irregulares, com valor total estimado em mais de R$ 500 milhões de reais. 

Continua depois da publicidade

Antes da Shopee, a Amazon e o Mercado Livre também tiveram seus centros de distribuição inspecionados, onde foram apreendidos 5,7 mil e quase 10 mil aparelhos clandestinos, respectivamente.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software