Apesar da justificativa de manutenção, um pronunciamento do porta-voz do Kremelin cita sanções; gasoduto (ilustração) / Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Continua depois da publicidade
A Rússia anunciou nesta quarta-feira (31) a interrupção do fornecimento de gás para a Europa por meio do gasoduto Nord Stream1. O Kremelin afirma que a decisão ocorre porque o sistema de fornecimento precisa de manutenção da única turbina em atividade neste momento.
Segundo a Gazprom, empresa russa de energia, a suspensão do serviço é temporária e deve se estender até a madrugada de sábado (3). Durante esses dias, nenhum gás irá ser fornecido à Alemanha.
Continua depois da publicidade
Desde as primeiras horas desta quarta-feira, os fluxos para a Europa estão zerados, segundo dados do site da operadora do Nord Stream1. As informações são da Agência Brasil.
Apesar da justificativa de manutenção, o porta-voz do Kremlin afirmou nesta terça-feira (30) que as sanções recentemente aplicadas contra a Rússia estão impedindo as exportações para a Europa. "Existem garantias de que, além dos problemas tecnológicos causados pelas sanções, nada
está atrapalhando o abastecimento", disse.
Continua depois da publicidade