Mundo

Relógio do Juízo Final diz que apocalipse está muito próximo; entenda

O equipamento é descrito como "uma metáfora de quão perto a humanidade está da autoaniquilação"

Do UOL/Folhapress

Publicado em 25/01/2023 às 12:19

Compartilhe:

O relógio diz que faltam 90 segundos para o fim do mundo / Reprodução/Boletim de Cientistas Atômicos

Guerra na Ucrânia e risco de uma escalada nuclear são apontados como principais ameaças. Criado em 1947, relógio é uma metáfora de quão perto a humanidade está da autoaniquilação.O chamado Relógio do Juízo Final, que mede simbolicamente o tempo até a iminência de uma catástrofe mundial, foi adiantado e agora está a 90 segundos da meia-noite – o mais perto que já chegou do dia derradeiro. O principal motivo é a invasão da Ucrânia pela Rússia e o risco de uma escalada nuclear do conflito. 

O anúncio foi feito nesta terça-feira (24/01) pelo Boletim dos Cientistas Atômicos, grupo de especialistas que gere o projeto simbólico desde 1947. Em relação à última medição, em 2022, o relógio foi adiantado em 10 segundos. O ponteiro havia permanecido a 100 segundos da meia-noite, o recorde anterior, por três anos.

"As ameaças veladas da Rússia de usar armas nucleares lembram ao mundo que uma escalada do conflito – por acidente, intenção ou erro de cálculo – é um risco terrível. As possibilidades de que o conflito possa sair do controle permanecem altas", afirmou Rachel Bronson, presidente do Boletim dos Cientistas Atômicos.

O grupo também disse que os combates na Ucrânia em torno da usina nuclear de Zaporíjia – a maior da Europa –, e da zona de exclusão em torno de Tchernobil exacerbaram os riscos atômicos. 

Segundo Bronson, por essa razão, pela primeira vez, o anúncio do grupo também será traduzido para russo e ucraniano, em uma tentativa de atrair atenção para a gravidade da situação.

"O governo dos Estados Unidos, seus aliados da Otan e a Ucrânia têm uma infinidade de canais de diálogo. Exortamos os líderes a explorar todos eles em sua capacidade máxima para voltar o relógio", conclamou Bronson.

Além da guerra na Ucrânia, segundo os responsáveis pelo projeto, o horário foi adiantado devido às ameaças relacionadas à crise climática e pelo colapso de normas e instituições globais necessárias para mitigar os riscos associados ao avanço das tecnologias e ameaças biológicas, como a covid-19.

O Relógio do Juízo Final é descrito como "uma metáfora de quão perto a humanidade está da autoaniquilação". Os responsáveis pelo projeto o movem para frente ou para trás com base nos níveis de ameaças globais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter