SAÚDE

Quantos litros de água são necessário beber por dia? Especialistas explicam

Diversas pessoas se perdem ao calcular a quantidade de água para se beber ao decorrer do dia; profissionais dão dicas importantes para se manter hidratado

Nathalia Fruchi

Publicado em 23/05/2023 às 16:10

Atualizado em 23/05/2023 às 16:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Profisionais dão dicas para pessoas com dificuldade de se hidratar / Freepik

Continua depois da publicidade

Ao buscar uma melhoria na qualidade de vida, uma das primeiras questões levantadas pelos médicos e especialistas é se o paciente está se hidratando de forma adequada. Agora, todos devem beber a mesma quantidade de água? Nesta reportagem, a Gazeta e o Diário trazem os benefícios de um corpo hidratado e qual a quantidade ideal para ingerir diariamente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Qual a quantidade de água que devo tomar?

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Veja 7 parques para um dia de lazer na capital paulista

• Alergia, gripe e resfriado: saiba diferenciar os sintomas das doenças

A Gazeta entrevistou a nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Vitória Rios, que esclareceu que a quantidade de água pode variar para cada indivíduo. “A quantidade indicada para o consumo de água de acordo com a OMS [Organização Mundial da Saúde] é de 35 ml por quilo de peso corporal, mas essa quantidade pode variar de acordo com as necessidades do indivíduo", disse ela.

A reportagem também conversou com o profisional de educação Fisica Tiago Sillas, que alerta: "Essa recomendação é maior para crianças, pessoas idosas e pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, pois elas perdem mais líquidos diariamente."

Continua depois da publicidade

Quais os problemas de uma pessoa não se hidratar o suficiente?

Existem riscos para quem não se hidrata de forma correta. Entre eles, segundo Sillas, estão variações na pressão arterial,  falta de energia, dores de cabeça e perda de apetite. Em casos mais extremos pode ocorrer a perda de pensamento racional, alucinações, perda de consciência e até a morte.

Quais os problemas de uma pessoa que toma água em excesso?

Continua depois da publicidade

Ao tomar água em excesso você pode gerar incômodo gastrointestinal, impedindo com que a alimentação ocorra adequadamente. Tiago Sillas explicou que isso acontece porque “a água é um diurético natural, então o seu consumo em excesso pode fazer com que você desidrate e perca muitos eletrólitos pela urina".

Quais os benefícios da água?

Beber água na medida ideal impacta positivamente na vida das pessoas em diversos setores, como:

Continua depois da publicidade

- Melhora da pressão arterial;
- Melhora de desempenho em atividade físicas e exercícios físicos;
- Melhor capacidade de raciocínio;
- Menor chance de dores de cabeça e enxaquecas;
- Melhora do apetite e;
- Melhora de todos os tecidos do corpo, incluindo a pele.

Quais as dicas para sempre se manter hidratado?

Tiago Sillas ainda deu dicas para as pessoas se hidratarem durante o dia“O seu ambiente te influencia mais do que você pensa, então mantenha um recipiente com água disponível sempre ao alcance das mãos. O corpo te sinalizará o momento que você deve beber", orientou.

Continua depois da publicidade

Porém, muitas pessoas ainda acabam esquecendo. "Para os que não conseguem aderir a essa prática de forma alguma, a utilização de aplicativos que te lembrem de beber água facilitará o processo", esclareceu. Já a nutricionista Vitória Rios deu outra dica: "Os alimentos que podem contribuir com uma boa ingestão hídrica são as frutas, como melancia, morango, pêssego, abacaxi, pepino, alface, entre outros."

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software