Na ação, as ativistas também colaram as mãos na parece onde o quadro estava disponibilizado / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
A atitude de duas ativistas contra o quadro 'Sunflowers' do artista holandês Vincent Van Gogh está dividindo opiniões pelo mundo. Em um vídeo gravado e publicado pelo grupo 'Just stop Oil', do qual as manifestantes fazem parte, as mulheres aparecem jogando molho de tomate contra a obra, que está disposta no National Gallery, em Londres. Assista abaixo:
Na ação, as ativistas também colaram as mãos na parece onde o quadro está disponibilizado.
Continua depois da publicidade
A polícia londrina informou que "oficiais agiram rapidamente depois que ativista lançaram uma substância no quadro". A corporação disse também que "as duas manifestantes foram detidas por crime de dano.", conforme nota publicada pela agência "Reuters".
Por que o quadro de Van Gogoh foi alvo de molho de tomate?
Continua depois da publicidade
No último dia 7, o Reino Unido anunciou que irá conceder 100 licenças a empresas que tenham interesse de explorar o Mar do Norte para a extração de petróleo e gás na área. De acordo com o "The Guardian", quase 900 locais estão sendo oferecidos para exploração.
Desde que a Autoridade de Transição do Mar do Norte anunciou a intenção de conceder as licenças, grupos que defendem o meio ambiente e pautas relacionadas passaram a se manifestar contra a decisão. É o caso do grupo Just Stop Oil, autor do protesto desta sexta (14) contra o quadro de Van Gogoh.
A obra 'Sunflowers' é uma das pinturas mais conhecidas no mundo. O grupo que responsável pelo ato parece reconhecer a importância da arte: "a criatividade e o brilho humanos estão em exibição nesta galeria", escreveu o Just Stop Oil na legenda do vídeo.
Continua depois da publicidade
Ainda na publicação no Instagram, o grupo destacou problemas sociais da atualidade: "nossa herança está sendo destruída pelo fracasso de nosso governo em agir sobre a crise climática e do custo de vida".
O grupo emendou explicando que as 100 licenças para exploração de petróleo e gás "destruirão toda a nossa cultura, juntamente com a civilização humana como a conhecemos".
Os ativistas complementaram a publicação com a pergunta: "Por que estamos protegendo essas pinturas quando não estamos protegendo as milhões de vidas que serão perdidas devido ao clima e ao colapso social?
Continua depois da publicidade
O que aconteceu com o quadro
Apesar da tentativa de sujar a obra, o quadro não foi danificado, uma vez que estava protegido com uma camada de vidro, segundo informações do jornal "The Guardian".
A National Gallery, local onde o quadro está exposto, afirmou em uma nota que retirou os manifestantes da sala e chamou a polícia.
Continua depois da publicidade
"Há alguns pequenos danos no quadro, mas a pintura está ilesa. Duas pessoas foram presas", escreveu a instituição.
Outro caso recente
Em abril deste ano, o quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci, uma das pinturas mais famosas do mundo, foi atacada por um visitante no Museu do Louvre. O homem disfarçado jogou algo parecido com uma torta contra a obra, que também não foi danificada devido à proteção de vidro.
Continua depois da publicidade