Mundo
Um plano de preparação civil foi anunciado nesta quarta-feira (26) por Comissão Europeia, em meio a tensões geopolÃticas; confira lista de itens
Rádio e água são itens essenciais para um kit de sobrevivência / Roger Brown/Pexels
Continua depois da publicidade
A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (26) um novo plano de preparação civil, recomendando que todas as famílias da União Europeia tenham recursos para sobreviver por pelo menos 72 horas sem apoio externo em casos de crises extremas, como guerras, ciberataques, pandemias e eventos climáticos severos.
O plano, que inclui um guia com 30 ações-chave, sugere medidas práticas para aumentar a resiliência da população. Entre as principais recomendações está a montagem de um kit de sobrevivência básico para uso doméstico, garantindo que os cidadãos possam enfrentar os primeiros dias de uma emergência sem depender dos serviços públicos, que podem ficar indisponíveis.
Continua depois da publicidade
A iniciativa surge em um contexto de crescente alerta dentro do bloco. Agências de inteligência europeias vêm reforçando a preocupação com uma possível agressão da Rússia contra a UE nos próximos cinco a dez anos, o que aumenta a necessidade de medidas preventivas.
6 garrafas de água potável por pessoa
Continua depois da publicidade
Alimentos não perecíveis (como arroz, massas e enlatados)
Lanternas e pilhas
Rádio analógico com pilhas
Continua depois da publicidade
Kit de primeiros socorros completo
Em todas as partes do mundo há quem se preocupe com possíveis guerras e catástrofes. Foi desta forma que um bunker foi construído em São Vicente, no Litoral de São Paulo, durante a Segunda Guerra Mundial.