Mongaguá

Eleições 2024: Saiba quais são as propostas de Paulinho Wiazowski para Mongaguá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 29/08/2024 às 10:45

Atualizado em 23/09/2024 às 15:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Paulinho Wiazowski já foi prefeito de Mongaguá em 2009 / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Rafael Redó para Mongaguá

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas da Márcia de Mongaguá

• Eleições 2024: Saiba quais são as propostas de Rodrigo Casa Branca para Mongaguá

Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Paulinho (PP) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Mongaguá. Paulo Wiazowski Filho já foi prefeito da Cidade em 2009. Em 2024, o prefeiturável concorre com a coligação “De Volta Ao Caminho”, composta pelos partidos PP, PDT e PSD.

Confira as propostas de Paulinho para Mongaguá

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Paulinho Wiazowski: “Em 2009, encontramos o único hospital da cidade interditado. Reformamos, equipamos e entregamos, com maternidade funcionando. Agora, ela está fechada. Vamos reabri-la, com mais três leitos para cuidados neonatal, com atendimento acolhedor e de qualidade; vamos reabrir a agência transfusional de sangue e abrir uma unidade de atendimento de especialidades com fisioterapia funcional e de ortopedia. Também teremos uma unidade de especialidades odontológicas para dar atendimento aos que necessitam. Vamos instalar mais cinco Usafas e seis equipes de Saúde da Família, para atender, especialmente, os bairros mais populosos. Para garantir o acesso à medicação, instalaremos farmácias em todas as Usafas. Mulheres, crianças e idosos terão atenção especial com unidades de saúde próprias para eles. Nós inauguramos o SAMU em 2009, agora vamos ampliar instalações e equipes para adequar ao volume de atendimentos. Teremos unidade para apoio e tratamento a autistas. Tudo isso é compromisso registrado”.

Continua depois da publicidade

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Paulinho: “Entre 2009 e 2012, enquanto fui prefeito, Mongaguá tinha uma Educação que não devia nada para o ensino particular. Pelo contrário, naquela época, muitos pais tiraram seus filhos do particular e colocaram nas escolas municipais. Tínhamos o sistema apostilado, lousa digital, kit escolar com material de primeira qualidade e chegando na hora certa. Inserimos o período integral, melhoramos a qualidade da merenda e incluímos o café da manhã, construímos novas creches e uma super escola. Reformamos e ampliamos unidades de ensino e reabrimos escolas que estavam fechadas. Implantamos a creche noturna, para atender às famílias que precisavam desse apoio. Enfim, para essa nova gestão, nós vamos restaurar tudo o que a cidade já tinha conseguido na área da educação, fazendo mais e melhor. Vamos retornar a parceria com o SENAI; buscar a inserção de uma instituição universitária na cidade, em parceria com o governo estadual ou federal. É meu compromisso como gestor público”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Paulinho: “Em nossa primeira gestão, ganhamos o Selo Amigo do Catador pelas ações para incentivar a coleta de material reciclável. Agora, nosso Plano de Governo Participativo prevê a instalação de ecopontos em todos os bairros e nas escolas. Vamos inserir a disciplina de sustentabilidade e educação ambiental na grade curricular, e tudo para gerar conscientização na população, desde a criança. Vamos revitalizar o Rio Mongaguá, com ênfase em sua foz; promover a manutenção e o alargamento do Córrego Barranco Alto; estamos propondo a implantação do IPTU Verde que dará descontos no imposto para quem realizar ações sustentáveis. Para dar sequência nessas políticas, vamos regularizar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e atualizar o Fundo Municipal do Meio Ambiente, o que vai gerar recursos para financiamento de planos da área ambiental do município. Nosso compromisso com Mongaguá também prevê a implantação de plano de enfrentamento de Ações Climáticas extremas, como prevenção e contenção de danos”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Paulinho: “Nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana tem como prioridade o pedestre, o transporte coletivo e ciclovias. Para otimizar o tráfego urbano, vamos melhorar as vias urbanas e artérias longitudinais no eixo norte-sul, com ênfase para as marginais da Rodovia Padre Manoel de Nóbrega. Vamos retomar a Lei do abairramento, de 2009, para melhor entendimento da cidade, elaboração e revisão do Plano Diretor. A partir do traçado do Córrego Barranco Alto, vamos implantar uma nova via de ligação para integrar as áreas mais adensadas. Nosso Plano prevê a instalação de terminais Urbano e Rodoviário posicionados nas divisas de Mongaguá, com Praia Grande e Itanhaém. Também está prevista a implantação de acessos em passagens de nível e de pedestres para facilitar a integração do lado interior do município com o lado praia. Os trajetos de veículos de transporte coletivo serão reorganizados para melhorar a eficiência e a experiência para os usuários, além de reformular a sinalização viária”.

Continua depois da publicidade

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Paulinho: “Mongaguá aparece em 3° lugar entre as cidades do estado mais expostas à violência. Nós queremos atacar o problema na raiz, por isso nosso Plano de Governo aponta ações que vão devolver à população daqui a tranquilidade de uma cidade segura. Vamos implantar um sistema de monitoramento na cidade para criar uma Muralha Eletrônica com câmeras e programas inteligentes de identificação de pessoas e veículos. Isso também vai coibir a ação de bandidos. Além disso, nosso Plano de Governo abrange a implantação de uma base comunitária em Agenor de Campos, o bairro mais populoso de Mongaguá. Vamos trabalhar para o aumento do efetivo, aquisição de viaturas para GCM e ROMU e algo que considero de extrema importância é a revisão para o porte de armas para GCM, reconhecido pela Polícia Federal. Para complementar a sensação de segurança para todos os cidadãos, o nosso Plano prevê a substituição das lâmpadas tradicionais da iluminação pública por lâmpadas LED, com maior claridade e economia para a cidade”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Paulinho: “O turismo é nossa vocação natural, por isso vamos investir na recuperação dos equipamentos e atrair o turismo ecológico, rural, de negócios, esportivo e religioso, gerando movimentação em restaurantes, quiosques e o mercado imobiliário. Além disso, vamos revitalizar a antiga área industrial da cidade e instalar um polo logístico. Para atrair mais empresas para a cidade vamos conceder incentivos fiscais, como isenção de IPTU e redução de ISS. Pensando na preparação dessa mão de obra que, a cada dia precisa ser mais especializada, vamos retomar a parceria de cursos com o SENAI. Além disso, vamos buscar a instalação de um centro universitário como Fatec ou Instituto Federal. Isso vai movimentar a cidade, dar opção para os jovens e formar profissionais para diversas áreas. Nós vamos dar um choque de gestão na cidade, com padrão corporativo ético, gerando transparência e confiabilidade para que mais empresas se instalem na cidade, como já aconteceu na nossa primeira gestão de 2009 a 2012”.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software