A meta de Guilherme é entrar em uma universidade federal para cursar Engenharia de Software / Divulgação
Continua depois da publicidade
Ter foco e dedicação nos estudos. Essa é a meta do estudante Guilherme Silva Ribeiro, de 17 anos, de Mongaguá, que conseguiu tirar a nota mil na prova de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ele se destacou e foi um dos 60 em todo o Brasil a alcançar essa nota.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Em um primeiro momento, Guilherme afirma que nem teve muita reação, já que não sabia o verdadeiro peso da nota. Este foi o primeiro ano que ele participou da prova do Enem.
“Porém com o andamento das coisas e depois de ter visto o número de pessoas no Brasil que tinha alcançado essa nota, fiquei muito feliz e desacreditado com o resultado”, explica.
Continua depois da publicidade
O estudante conta ainda que a preparação para a prova foi conquistada durante as cinco horas de aulas, no ensino médio, que ele cursou no Colégio Expressão, em Mongaguá.
“Não fiquei horas em casa estudando, mas me dedicava em reprodução de texto, todas as semanas que a professora passava no colégio”, lembra.
Já para controlar a ansiedade antes de fazer a prova, Guilherme diz que conseguiu relaxar a mente e acalmar a ansiedade com outras tarefas não relacionadas com o estudo.
Continua depois da publicidade
“O que me ajudou muito foram os exercícios físicos na academia, por ser o momento do dia onde era apenas eu lutando contra mim mesmo sobre a desistência”, conta.
Universidade federal
Entre os seus planos, Guilherme pretende cursar Engenharia de Software em uma universidade federal. Atualmente, ele trabalha como auxiliar administrativo, em Mongaguá.
Continua depois da publicidade
“Espero conseguir estudar em uma Universidade Federal por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2024. Também estou articulando para conseguir uma bolsa de estudo de 100% em universidade privada, caso a primeira opção não seja alcançada”, esclarece.
O estudante afirma ainda que estudou desde os três anos de idade no colégio Expressão, que utiliza o sistema de ensino Objetivo. Ele acabou de completar o ensino médio no mês de dezembro de 2023.
Ele agradece ao apoio da família que o ajudou a completar os estudos. “Mas foi graças ao esforço de minha mãe, da minha avó e com o auxílio do meu tio que consegui concluir o ensino médio”, destaca.
Continua depois da publicidade
Guilherme agradece também à sua professora de Redação Zana Donner, que o orientou no colégio Expressão. “Acredito que ela me guiou, com seus métodos profissionais e didáticos, até o excelente resultado com a nota mil”, conclui.
Continua depois da publicidade