Mongaguá

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Rafael Redó para Mongaguá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 10/09/2024 às 18:30

Compartilhe:

Rafael Redó é o atual vice-prefeito de Mongaguá / Divulgação

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Rafael Redó (Republicanos) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Mongaguá. Advogado e com 37 anos, Rafael é candidato a prefeito pela coligação ‘Mongaguá Sempre em Frente’, formada pelos partidos Republicanos, Podemos, PRD, Novo e pela Federação PSDB Cidadania. Vereador por dois mandatos, de 2009 a 2016, Rafael Redó foi candidato a prefeito em 2016, ficando em segundo colocado, com 8.560 votos. Em 2020, foi eleito vice-prefeito, com o prefeito Márcio Melo Gomes (Republicanos), com 14.046 votos. 

Confira as propostas de Rafael Redó para Mongaguá

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Rafael Redó: “Nossa Administração já investe mais de 35% do orçamento diretamente em Saúde. No atendimento emergencial, contamos com a UPA, o PS Central e o Hospital, com PS Infantil. A população também conta com o novo Ambulatório de Análises Clínicas, na UPA, e o novo Centro Médico, em Agenor de Campos, além dos novos Centro de Zoonoses e Centro de Fisioterapia. Passamos de uma para 12 ambulâncias e contamos com novo serviço de tomografia. Já o novo CAPS está quase pronto. Vamos trabalhar na saúde preventiva. Quando assumimos o Governo, tínhamos 9 equipes do Programa de Saúde da Família e ampliamos para 13, com mais profissionais atendendo a população nos bairros. Vamos ampliar ações como o Ambulatório Noturno e melhorar a infraestrutura das USFs, com a expansão tecnológica e prontuário digital e telemedicina. Trouxemos o Poupatempo e agora vamos implantar o Poupatempo da Saúde, com diversos serviços. E faremos uma parceria estadual, transformando nosso hospital num AME ou Centro de Especialidades”.

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Redó: “Como vice-prefeito, assumi o papel ativo na estruturação da Educação. Até o final do ano, entregaremos seis novas creches - Tia Dita, Zico Bucanas e Suely Silva Gomes já estão em pleno funcionamento e mais três estão quase prontas. Com isso, vamos zerar a fila de creches. Outra inovação é o investimento em lousas e mesas digitais, além de tablets para os alunos e 500 notebooks para os professores. Também vamos estruturar as escolas, no mesmo padrão da escola EMEF Givaldo Alves Gomes, no Jussara, que tem 20 salas de aula, quadra coberta, elevador, acessibilidade, salas de aula climatizadas. Faremos isso em todos os bairros. Trabalharemos pela valorização de todos os profissionais da Educação, com plano de carreira. Além disso, nos empenhamos pela inclusão, com trabalho voltado às crianças atípicas. Outra ação será o impulsionamento das atividades em contraturno, com cultura e esportes, tornando o ensino integral”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Redó: “Queremos uma cidade onde as políticas públicas, programas e projetos estejam orientados pelo desenvolvimento equilibrado entre economia, meio ambiente e sociedade. No Meio Ambiente, queremos a expansão do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares, junto com a ampliação de ecopontos e a ampliação das ações de educação ambiental. Além disso, a articulação de ações, em conjunto com a iniciativa privada, para implantar ações de logística reversa e a ampliação da limpeza da praia através da coleta do micro lixo. Também queremos a implantação de novos pontos de captação de energia solar. 
Na causa animal, buscamos a intensificação das campanhas de vacinação e de castração de animais de estimação, a ampliação das ações destinadas à adoção responsável, com a realização de eventos destinados à causa animal. Por fim, ampliar os atendimentos da zoonoses e garantir o acesso principalmente às pessoas inseridas no cadastro único, donos de pets”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Redó: “Um dos temas mais fortes de nosso trabalho e Plano de Governo é a mobilidade. Vamos melhorar ainda mais a infraestrutura, com a intensificação de pavimentação e urbanização. Até o momento, mais de 220 mil metros quadrados de ruas e avenidas foram pavimentados e vamos nos empenhar para dobrar esse número. Já garantimos, com o Estado, mais seis viadutos, que vão integrar o lado praia com o lado morro. Além disso, vamos concluir a reestruturação da ciclovia, um trabalho com novo padrão de qualidade e iluminação de led. No transporte público, teremos um terminal no bairro do Jussara, para que a linha Centro/Bairro, quando chega no terminal, com uma passagem única, saia um micro-ônibus para comunidades como como Jussara, Jardim Leonor, Regina Maria, Estrada da Fazenda, Areião, Dom Pedro, Flórida Mirim e lado praia, fazendo o transporte chegar aonde a população mora. Isso vai garantir a mobilidade em 100% da cidade”.

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Redó: “A cada dia, a responsabilidade da segurança tem ficado para o município, o que seria da alçada do Estado. Nos empenhamos para atuar em parceria com as forças de segurança. Investimos na reabertura do 2º Distrito Policial, no Flórida Mirim, viabilizamos o novo prédio da Delegacia da Mulher e investimos na estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Semutran. Mas nosso objetivo é trabalhar ainda mais para capacitar a GCM, que precisa estar estruturada e com condições de trabalho, além de ampliarmos o efetivo. Os bons servidores públicos do setor serão valorizados, para que possam trabalhar com mais empenho. Também vamos inovar, com Centro de Monitoramento. Atualmente, contamos com quase 40 câmeras. Nosso governo já licitou mais 120 e vamos trabalhar para aumentar ainda mais o número de equipamentos, aumentando a cobertura da cidade, para que possamos coibir a criminalidade, que tem aumentado no País, dando reforço às polícias Civil e Militar, num trabalho em conjunto”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Redó: “O investimento que realizamos em infraestrutura nos últimos anos á atraiu grandes empreendimentos de diversos segmentos para nosso município, como redes de farmácia, mercados, varejistas e franquias. O Emprego é o que movimenta nossa economia e possibilita o desenvolvimento da cidade. Precisamos desburocratizar o sistema para os empreendedores, tornando a Prefeitura uma parceira na formação do emprego e renda. Vamos implantar programas tributários, incentivando o comércio local e atraindo novas empresa, fazendo a cidade crescer com novos empregos. Além disso, vamos fazer o dever de casa de expandir o PAT, Sebrae e programas estaduais como Qualifica SP e Facilita SP, dando condições para o trabalhador e empreendedor se capacitarem. E o nosso grande objetivo é implantar uma FATEC na cidade, em parceria com o Estado. Já possuímos a ETEC, com o ensino técnico, mas o ensino superior vai capacitar ainda mais nossa população”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual é o bairro mais caro de Itanhaém

Cidades do Litoral Sul de SP são muito procuradas por quem deseja morar na praia ou para quem deseja ter um refúgio para curtir no verão

Diário Mais

Rodovia dos Imigrantes, no litoral de SP, esconde bela cachoeira em estrada secreta

Porém, o acesso ao local é proibido e os "invasores" podem responder criminalmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter