História de Mongaguá passará a ser lecionada a estudantes da rede municipal / Dyego Gonçalves / Prefeitura de Mongaguá
Continua depois da publicidade
Muito mais do que a história mundial e nacional, Mongaguá deu um passo importante para garantir também que a trajetória municipal passe a integrar os livros escolares de estudantes da Cidade. A mudança se deu após movimentações na Câmara dos Vereadores que chegaram ao prefeito Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça.
Inspirada por meio da indicação 2496/2022, de autoria do vereador Sergio Silvestre Rodrigues, o Guinho (Republicanos), o chefe do Executivo decidiu criar o projeto de lei 94/2022 que institui na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino de Mongaguá, a temática ‘História de Mongaguá’.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
“É um projeto no qual a gente está trabalhando há muito tempo, desde o ano passado e hoje entre esse projeto aqui na Casa, que já vem sendo trabalhado na Educação, e se Deus quiser ano que vem já as crianças já vão estar estudando a história de nossa cidade”, afirmou Guinho durante discussão da matéria na última segunda-feira (7).
Continua depois da publicidade
Com a promulgação e sanção do prefeito, fica, então, instituído como componente curricular obrigatório nas escolas da rede municipal de ensino de Mongaguá, a temática que tem como objetivo aprimorar o conteúdo do ensino fundamental com vistas a incluir, entre suas diretrizes, a preocupação com os valores históricos, culturais e regionais do município.
“Apesar do pouco tempo de emancipação política, a querida e amada Mongaguá possui uma rica história devido às nossas diversidades naturais e culturais. Não podemos cruzar os braços e deixar que a história dessa linda Estância Turística não seja contada para os futuros mongaguaenses”, afirmou o prefeito em sua justificativa.
“O presente projeto tem como justificativa o aprimoramento do conteúdo do ensino fundamental com vistas a incluir entre suas diretrizes, a preocupação com os valores históricos, culturais e regionais do município de Mongaguá”, conclui.
Continua depois da publicidade
O texto ainda afirma que caberá à Diretoria Municipal de Educação do Município, editar normas para elaboração do conteúdo e do programa a ser ministrado nas escolas da rede municipal. A expectativa é de que a matéria seja apresentada aos alunos já durante o ano de 2023.
Continua depois da publicidade