ITANHAÉM

Presidente da Câmara de Itanhaém acredita no avanço

Professor Fernando (MDB) cita projetos importantes que vão contribuir para o desenvolvimento da Cidade

Nayara Martins

Publicado em 22/04/2023 às 07:45

Compartilhe:

O presidente da Câmara, Fernando Xavier (MDB), o professor Fernando, acredita em um avanço no desenvolvimento econômico / Nayara Martins/ DL

O presidente da Câmara de Itanhaém, Fernando Xavier (MDB), o professor Fernando, de 40 anos, está otimista e acredita que a Cidade terá um avanço no desenvolvimento econômico nos próximos anos. 

“Um de nossos celeiros é o setor do turismo. Itanhaém tem um bom movimento de turistas nos finais de semana e feriados. Temos que definir um novo calendário turístico mais amplo e atrair os turistas não apenas durante o verão, mas o ano todo”, destaca.

Ele cita alguns projetos importantes a serem discutidos neste semestre.   

“Temos alguns projetos de lei do Executivo que estamos aguardando. Um deles é o de revisão das leis de zoneamento urbano que está passando por alguns ajustes. Vamos ter um trabalho árduo para discutir o PL”. 

Na sua opinião é um projeto importante e vai contribuir para o desenvolvimento da Cidade. “A Câmara pretende realizar uma audiência pública, além de um grande fórum com os empresários do setor da construção civil”, explica.

O objetivo, segundo ele, é promover uma discussão com todas as entidades e os empresários para que seja aprovada uma lei que permita avanços à Cidade. 
Outros projetos importantes são o Plano de Mobilidade Urbana e o novo Código de Postura, ambos a serem enviados pelo Poder Executivo.

Plano de Carreira

Professor Fernando fala sobre o projeto de lei referente ao Plano Municipal de Carreira dos servidores da Educação, que ainda não chegou ao Legislativo.

“Fomos nós, os vereadores, que apresentaram o requerimento, em 2021, para atender os profissionais da área da Educação. É importante que haja uma valorização dos servidores em relação aos salários, mas sabemos que a folha de pagamento da prefeitura está próxima ao limite de 51%, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal”, salienta. 

Lembra que o prefeito Tiago Cervantes deu um reajuste salarial aos servidores de 21%, no ano passado. “Temos que aprovar a lei de forma responsável para que o Executivo possa cumprir com a questão salarial”, frisa.

Na sua opinião haverá avanços com o projeto. “Alguns serão inseridos no quadro dos estatutários do Magistério, tanto na forma horizontal como na vertical. Além da função de intérprete de libras que passará a integrar o quadro do Magistério, uma grande conquista que vem sendo reivindicada há anos”. 

A expectativa é que o Executivo envie o PL à Câmara até o final do primeiro semestre. E que haverá uma comissão de Assuntos Relevantes, na Casa, para discutir o plano de carreira e ouvir os representantes das categorias. 

Além de vereador, Fernando é professor concursado no município. “Tenho uma grande responsabilidade nessa área, 80% de nossos requerimentos são voltados à Educação”, frisa.

Reforma

Outro projeto de lei, de autoria da mesa diretora do Legislativo, apresentado na sessão do dia 10, é o que trata da reforma administrativa da Casa. O PL está sendo analisado pelas comissões da Câmara.

O objetivo, segundo o presidente, é acompanhar a nova lei de licitação do governo federal. “Pretendemos nos adequar e corrigir as normas administrativas à nova lei de licitação. Já trabalhamos com as licitações por meio do pregão eletrônico”.

Mais um projeto do Legislativo, aprovado em março, foi a instalação da Procuradoria da Mulher. “Criamos uma sala especial para que possamos atender as mulheres vítimas de violência, de forma segura e confortável. Elas podem conversar com nossas procuradoras que irão encaminhá-las aos órgãos competentes”.  

Cita ainda o projeto de lei que cria o Câmera Mirim nas escolas da rede municipal, neste semestre.

“Os alunos matriculados nos 6º ao 8º anos, do ensino fundamental II, participarão desse processo eleitoral e serão eleitos nas escolas. Vamos organizar uma sessão de posse dos vereadores mirins. É uma forma democrática de eles trazerem suas demandas, além de conhecerem o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo”, explica.     

E que, a partir de maio, haverá uma exposição sobre o tema “200 anos de fundação da Câmara de Itanhaém”, no Museu Conceição de Itanhaém, no centro histórico.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Medo do trânsito? Veja as condições da saída de Praia Grande

O Diário do Litoral utiliza aplicativos de monitoramento do trânsito, como o Waze, para te atualizar sobre o fluxo de veículos na região

Guarujá

Passeata em Guarujá vai além da agressão à professora

Protesto, que foi organizado pelo Sindicato Funcionários Públicos do Guarujá e Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter