As peças, inspiradas nos personagens do nascimento de Jesus, estão sendo construídas com areia da praia, água, 10% de cimento e terão dois metros de altura / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
O tradicional presépio de areia esculpido todos os anos em Itanhaém começa a ganhar forma pelas mãos do artista plástico Ronaldo Lopes. As peças, inspiradas nos principais personagens do nascimento de Jesus, estão sendo construídas com areia da praia, água e 10% de cimento e terão dois metros de altura. Inauguração acontecerá no dia 17 de dezembro, às 18 horas, junto com a chegada do Papai Noel. A obra está na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico.
Os trabalhos iniciaram em 1 de dezembro e estão sendo produzidos com a ajuda dos também escultores Edmilson Passos e Jorge Sprovieri. As obras simbolizam Virgem Maria, José, os três Reis Magos, uma vaca, uma mula e dois carneiros. Após a inauguração, as peças ficarão em exibição durante a temporada de verão.
Continua depois da publicidade
Segundo o artista plástico e também responsável pela escultura, Ronaldo Lopes, o trabalho chama a atenção do público antes mesmo do término do presépio, erguido em tamanho natural. “São dez anos de edição e muita emoção. As pessoas sempre me perguntam sobre como é o processo de criação. Virou uma tradição na cidade, inclusive ponto de turismo para muitos visitantes”.
É de autoria dele as estátuas ‘Zeca Poitena’, ‘Paulo Pica-Pau’ e ‘Harry Forssell’. O artista também participou do processo de restauração de importantes monumentos culturais como ‘Mulheres de Areia’ e ‘Cruzeiro’ (na subida do Convento Nossa Senhora da Conceição), além do busto e da placa de Martim Afonso de Sousa, painel histórico do Museu Conceição de Itanhaém e os retratos de ‘Benedicto Calixto’ e ‘Bernardino de Souza Pereira’.
Continua depois da publicidade