ITANHAÉM

Prefeitura inova com aplicativo que conecta escolas e GCM em casos de emergência

A nova ferramenta digital visa acelerar a resposta em caso de qualquer ameaça à integridade física dos estudantes, professores e demais servidores

Da Reportagem

Publicado em 18/09/2023 às 19:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Botão do pânico / Divulgação

Continua depois da publicidade

Pensando na segurança dos alunos e profissionais que atuam nas escolas municipais de Itanhaém, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Trânsito e Segurança, implementou o aplicativo “SOS Escola” nas unidades escolares. A nova ferramenta digital tem como objetivo acelerar a resposta em caso de qualquer ameaça à integridade física dos estudantes, professores e demais servidores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Estamos compromissados em oferecer um ambiente educacional seguro e tranquilo para nossos alunos e profissionais da educação. A implantação do SOS escola é mais um passo em direção a esse objetivo, garantindo que nossa comunidade escolar tenha a proteção necessária em qualquer situação de emergência. A segurança de nossas escolas é uma prioridade, e continuaremos investindo em medidas que fortaleçam esse compromisso”, enfatizou o prefeito Tiago Cervantes.

Continua depois da publicidade

O app de celular de fácil acesso permite que professores, diretores ou qualquer pessoa cadastrada acione imediatamente as autoridades em caso de emergência ou situações de perigo. Para garantir o uso adequado dessa ferramenta, os profissionais envolvidos receberam orientações da equipe da Guarda Civil Municipal.

Ao ser acionado, o aplicativo envia imediatamente um sinal sonoro, bem como o nome da unidade escolar e endereço ao Centro de Operações e Inteligência (COI), que realiza todo o monitoramento das unidades escolares por câmeras, pelas equipes da Guarda Civil Municipal. Instantaneamente a ocorrência é repassada às forças policiais para o deslocamento ao local do chamado.

Continua depois da publicidade

“O botão de emergência é um grande avanço. Um canal importante para ampliar a comunicação com a GCM, garantindo o bem-estar e segurança dos alunos e funcionários de todas as escolas municipais de Itanhaém”, explicou Santilho Antônio Guimarães Neto, diretor da EM Bernardino de Souza Pereira.

O aplicativo está ativo em 57 unidades educacionais da rede municipal e será estendido para as redes estadual e particular do município.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software