SEGURANÇA PÚBLICA
Com o objetivo de garantir a segurança dos munícipes e turistas nesta temporada de verão, Itanhaém recebeu nesta semana o reforço de 170 policiais para a Operação Verão
Com o objetivo de garantir a segurança dos munícipes e turistas nesta temporada de verão, Itanhaém reforço policial / Nair Bueno / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Itanhaém, por meio da secretaria de Trânsito e Segurança, garante que vai ampliar o sistema de monitoramento por câmeras em diversos locais do município e também na Praça Benedito Calixto, o que faz parte do cronograma de ampliação e modernização. Atualmente, segundo a Administração, o processo se encontra em fase licitatória para que sejam adquiridos os equipamentos necessários.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Com o objetivo de garantir a segurança dos munícipes e turistas nesta temporada de verão, Itanhaém recebeu nesta semana o reforço de 170 policiais para a Operação Verão.
O município realizou, na última terça-feira (21), a entrega de duas viaturas, custeadas pela prefeitura, que estão caracterizadas com o grafismo padrão da Policia Militar para que sejam integradas ao patrulhamento ostensivo.
Continua depois da publicidade
Na mesma oportunidade, a prefeitura entregou também uma nova Base Móvel para a Guarda Civil Municipal (GCM). E realizou a formatura de 30 novos guardas civis municipais (GCMs), aprovados em concurso público. A partir de agora, segundo a Administração, eles já estão aptos para reforçar os quadros da corporação e a segurança no município.
Atualmente, a GCM conta com 58 profissionais, além dos 30 guardas que já estão atuando nas ruas. Diz ainda que há previsão de convocar mais 20 guardas em 2022.
A prefeitura inaugurou também, na quarta-feira (22), os painéis que compõem a "Galeria Benedito Calixto" na praça. O projeto é resultado do edital Arte Urbana, chamada pública realizada pela Amigos da Arte em parceria com o Governo do Estado, que teve a participação de cinco artistas locais para pintarem os painéis. Eles retratam os pontos turísticos e históricos da Cidade.
Continua depois da publicidade
REIVINDICAÇÃO.
O reforço na segurança da Praça Benedito Calixto é uma antiga reivindicação de ambulantes e dos artesãos que atuam no local. Eles já estão trabalhando na praça há dois anos, já que tiveram que mudar do local anterior na rua Cesário Bastos, no centro, para a Praça Benedito Calixto, também na região central, devido à uma ação judicial.
Na Praça, inaugurada pela prefeitura em 13 de dezembro de 2019, funcionam um total de 69 boxes, sendo 45 de artesanato e 24 de alimentação.
Na opinião da comerciante Rita Watanabe Kokubun, que tem um box de alimentos no local, é necessário e urgente a instalação de câmeras de monitoramento na praça para reforçar a segurança. "Temos que contar também com a presença de guardas municipais e da Polícia Militar para garantir a segurança de todos", salienta.
Continua depois da publicidade
Rita, que perdeu sua filha assassinada no local, afirma que a expectativa é que essas medidas aconteçam ainda nesta temporada de verão, quando o movimento de turistas é três vezes maior na Cidade.
Na noite do dia 2 de outubro, a autônoma Alessandra Tomie Watanabe Kokubun, de 41 anos, foi assassinada após ser vítima de um assalto na Praça Benedito Calixto. Tomie havia ido encontrar os seus pais que possuem box de alimentação no local e, ao sair do veículo, foi baleada e assassinada por cinco integrantes que a renderam e exigiram a sua bolsa e o veículo.
Os cinco suspeitos do crime, incluindo dois menores, já foram presos pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém.
Continua depois da publicidade