Itanhaém

Livro 'Encantamento' é lançado em Itanhaém

Diversos autores e o público em geral prestigiaram o lançamento do livro na Biblioteca Municipal, na noite de quinta-feira (11)

Nayara Martins

Publicado em 14/07/2024 às 08:00

Compartilhe:

A organizadora Maria Elise apresenta os autores do livro que reúne contos, poemas e crônicas, em Itanhaém / Nayara Martins/DL

“Encantamento”. Esse é o título do livro que traz poemas, crônicas e contos, lançado na noite da última quinta-feira (11), na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, em Itanhaém. 

Trata-se de um livro ousado, já que reúne 30 autores de diversas áreas e faixas etárias, segundo a organizadora Maria Elise Rivas, escritora, teóloga e sacerdotisa. 

Maria Elise também lançou o seu primeiro livro de poemas “Paradoxos”, em março deste ano, em Itanhaém. E já publicou outros títulos e artigos acadêmicos e religiosos.

“As pessoas sempre comentam que o local do escritor é difícil de atingir. Esse livro surgiu para mostrar a acessibilidade da escrita. Todo mundo escreve para alguém e sempre haverá um leitor para aquilo que você escreve”, explica. 

No livro há escritores de várias faixas etárias, que vão desde os 13 até os 70 anos. Maria Elise revela que o tema pedido aos autores foi para que cada um escrevesse o que era importante para eles. 

“É um estímulo para a geração de novos autores e autoras”, completa. Ela lembra ainda que as novas gerações, hoje, não têm muito contato com o livro.Além de ter sido uma oportunidade tanto aos mais jovens quanto aos mais velhos. 

Cita também o exemplo da escritora Carolina de Jesus que, atualmente, é uma referência mundial na literatura. 

O livro deve ser lançado ainda em São Paulo, daqui a dois meses.
Autores

Uma das autoras Wandir Leal Santos, de 70 anos, escreveu a crônica “Entre trilhas e trilhos” e fala um pouco sobre o livro. Ela é mestre em História da Ciência, tem bacharelado em Botânica e também é artista plástica. 

“Essa é uma crônica sobre as minhas memórias da infância e faço uma reflexão sobre essa vivência no presente. A crônica “Entre trilhas e trilhos” conta um pouco da minha família. Meus pais trabalharam na estação de trem e minha mãe foi a primeira radiotelegrafista do Brasil, no período da Segunda Guerra Mundial. Meu pai era o chefe da estação de trem”, destaca. 

Ela possui muitas lembranças de pessoas dessa época,período em que os pais atuavam na estação de trem. “Sempre gostei de escrever e fui muita incentivada por meus pais eminha professora”. Esse é o segundo livro que ela participa no mesmo grupo da editora.

Outra autora é a estudante Agatha Palma, de 15 anos, de São Paulo. Ela escreveu um poema sobre “Amizade”. E está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. 

“Escrevi um poema sobre a importância da amizade.É bom saber que você nunca está sozinha. Foi uma oportunidade única. Na época de infânciajá havia escrito um livro, na escola,” conta.

“Gosto muito de ler e escrever, mas não tinha tido essa oportunidade de as pessoas poderem ver o que escrevi”, completa.

O livro “Encantamento”, de 144 páginas, pode ser adquirido nas livrarias e pela internet na Amazon. Ou ainda com a editora OICD por e-mail [email protected].

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral de SP abriga famoso cemitério onde muitas celebridades estão sepultadas

Local é conhecido por ter os restos mortais de grandes nomes da história do Brasil

Cotidiano

PAT do Litoral de SP abre diversas vagas de emprego

Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter