Alunos se sentem mais inspirados ao fazer as aulas abertas à beira mar, na praia do centro, em Itanhaém / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Praticar aulas de yoga abertas ao ar livre, acompanhadas pelo brisa do mar. Essa é a proposta da professora Marina Casali, que já atua há 17 anos ministrando aulas de yoga. As aulas acontecem na praia do centro, em Itanhaém, todos os domingos, a partir das 9 horas, caso não chova.
Segundo Marina, as aulas abertas na praia, que acontecem há sete anos, começaram a partir de uma sugestão das alunas que queriam ter aulas ao ar livre.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
“Decidimos sair do estúdio e levar as aulas para a praia já que moramos à beira do mar. Também já aconteceram no Morro Paranambuco e em frente à passarela do Anchieta, na Praia do Sonho”, conta.
As aulas abertas de yoga são gratuitas e acabam despertando o interesse do público que caminha na orla da praia, no centro.
Continua depois da publicidade
Marina lembra que, há dez anos, ela veio de Florianópolis para morar em Itanhaém e começou a dar aulas de yoga. Ela também ensina a prática em estúdio montado na sua casa. Além de dar aulas online – gravadas e transmitidas via Youtube na internet.
“São aulas curtas, online, de cerca de 30 minutos. Os alunos recebem, semanalmente, com toda a orientação, e podem praticar ao longo da semana, conforme o tempo disponível”.
Marina explica que eles podem tirar as dúvidas e fazer aulas todos os dias e se aprimorar na prática. São quatro aulas ao mês, que estão numa plataforma e são enviadas pelo Instagram e no grupo de Whatsapp.
Continua depois da publicidade
Benefícios
A pratica do yoga é uma filosofia que, segundo registros históricos, tem mais de 5 mil anos e nasceu na Índia.
“A intenção principal do yoga é preparar o praticante para a meditação, por meio de movimentos energéticos, como a respiração, as posturas, as técnicas de purificação orgânica e o relaxamento. Tudo isso serve para criar a condição perfeita física, corporal e energética que levam a pessoa entrar em meditação”, explica.
Continua depois da publicidade
Marina acredita ainda que o corpo físico e o energético estão interligados. E que a matéria prima do yoga são as energias do nosso corpo que se movimentam para encontrar a condição perfeita à meditação. “A pratica tem um objetivo bem maior do que os benefícios proporcionados à saúde das pessoas”.
Ela cita alguns benefícios: o sono fica melhor; alinha as camadas mais profundas do praticante como a mental, emocional e espiritual; diminui o estresse; melhora a capacidade respiratória e traz mais energia ao corpo; além de despertar a consciência corporal.
“O yoga é complementar a qualquer atividade física que a pessoa faça. Ela pode fazer a prática e, ao mesmo tempo, musculação, pilates, surfe. E assim vai ter mais concentração, disposição e capacidade energética”, completa.
Continua depois da publicidade
Afirma ainda que qualquer pessoa, de todas as idades, pode fazer as aulas. Também podem ser ministradas às pessoas com deficiência ou acamadas.
“O ideal é que os alunos pratiquem sempre e não parem, já que as aulas podem ser feitas por 10 minutos ao dia. Como praticar a respiração, a meditação, limpar a mente e fazer um relaxamento”, frisa.
Planos
Continua depois da publicidade
Marina diz que a ideia, em um futuro próximo, é fortalecer e ampliar as aulas abertas na praia. Ela também já deu aulas às crianças nas escolas municipais e para a ONG Ecosurfe.
“As aulas acontecem todos os domingos, na parte da manhã. Temos uma parceria com o grupo Pitanga e com o quiosque Moai Beach, que colabora com as frutas e a água oferecidas aos alunos”. Mesmo as aulas sendo gratuitas ao público, quem quiser pode contribuir com qualquer quantia.
Outra ideia é convidar as empresas que queiram apoiar e associar a sua marca a esse projeto de qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Interessados em conhecer melhor o projeto podem acessar as redes sociais no Instagram mar_yoga_itanhaem ou marinayoga_aulas.
Continua depois da publicidade