Itanhaém

Itanhaém lança programa de iluminação pública por LED

Programa "Ilumina Itanhaém" foi lançado nesta terça-feira (14), no Jardim Oásis

Nayara Martins

Publicado em 14/11/2023 às 19:46

Atualizado em 14/11/2023 às 20:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O prefeito de Itanhaém Tiago Cervantes (PSD) durante a assinatura do contrato / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

O prefeito de Itanhaém Tiago Cervantes (PSD) fez a assinatura do contrato com o consórcio Luz de Itanhaém, nesta terça-feira (14), na praça Vereador Antônio Alex Ferreira de Souza, no bairro Jardim Oásis, em Itanhaém, para desenvolver o programa “Ilumina Itanhaém”, por meio de Parceria Público-Privada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior programa de iluminação da história de Itanhaém será lançado nesta terça

• Segunda etapa da modernização da iluminação pública das orlas é iniciada em Itanhaém

Itanhaém é a primeira cidade no estado de São Paulo e da Baixada Santista a desenvolver o programa nesse setor. O objetivo é substituir mais de 28 mil pontos de iluminação a vapor para lâmpadas LED em toda a Cidade.  

O primeiro bairro a ser beneficiado é o Jardim Oásis, um dos mais populosos em Itanhaém.  Cervantes afirma que a medida é fundamental porque vai realizar a troca das antigas lâmpadas escuras para as de LED.

Continua depois da publicidade

“Por meio da Parceria Público-Privada daremos um salto da qualidade na Cidade. Vamos começar pelo Jardim Oásis, mas vai chegar em todos os bairros da Cidade. Serão mais de 28 mil pontos de iluminação pública”.

Ele destaca ainda que o bairro Jardim Oásis foi o escolhido por ser um bairro mais populoso e vai mostrar à população a diferença em substituir as lâmpadas a vapor por LED.

“Após o término do serviço, o Jardim Oásis será um exemplo de eficiência aos outros bairros”, completa o prefeito.

Continua depois da publicidade

Cinco pontos históricos e turísticos da Cidade também vão receber uma iluminação especial.

O presidente do consórcio Luz de Itanhaém, Carlos Eduardo Cardoso, explica que o programa é o primeiro no estado de São Paulo no setor.

“Além de ser a segunda cidade mais antiga do Brasil, Itanhaém será a primeira e ter 100% com a iluminação pública por LED”.

Continua depois da publicidade

Afirma ainda que serão mais de 28 mil pontos substituídos em toda a Cidade. “A medida vai trazer mais segurança, economia de energia e sustentabilidade, além de inovação e tecnologia”.

Segundo Cardoso, o sistema de monitoramento vai monitorar 20% dessas luminárias em tempo real. Além de as equipes de trabalho contratadas serem da Cidade.

Na primeira fase será feita uma etapa de transição, em que a empresa deve realizar um levantamento para verificar os pontos escuros na Cidade. Na sequência, será realizado a implementação com as novas lâmpadas LED, no prazo de um ano.

Continua depois da publicidade

Posteriormente, a população vai poder solicitar o pedido referente a algum ponto de iluminação pública apagado na rua onde mora. Haverá um call center e um aplicativo para atender os pedidos da população.

O consórcio Luz de Itanhaém fará um investimento de cerca de R$ 60 milhões na operação. A empresa será responsável pelo parque de iluminação pública em Itanhaém por um período de 13 anos.

Além do prefeito e do presidente do consórcio, participaram do lançamento alguns vereadores, secretários municipais e demais autoridades.  

Continua depois da publicidade

Segurança

Na opinião da dona de casa Regina Aparecida Prado, a medida será muito importante para os moradores do bairro. Ela conta que há muitas ruas que ainda não contam com iluminação pública e ficam no escuro. Regina mora no Oásis há 67 anos.  

“As pessoas vão sentir mais segurança com a iluminação pública, pois caso aconteça alguma tentativa de furto ou roubo, elas poderão contar com a iluminação na rua”, completa.

Continua depois da publicidade

A população do Jardim Oásis também teve os serviços oferecidos pelo programa “Social Até Você”, no período da tarde. Entre os serviços estavam assistência social, orientação jurídica, emprego, saúdem beleza, meio ambiente e bem-estar animal.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software