Itanhaém

Itanhaém: campanha alerta para manter praia limpa e evitar som alto na praia

São 25 lixeiras e 25 cavaletes distribuídos em toda a praia do Centro, em Itanhaém

Nayara Martins

Publicado em 05/03/2022 às 07:30

Atualizado em 05/03/2022 às 13:44

Compartilhe:

Lixeiras e cavaletes orientam turistas e moradores sobre a limpeza e o som alto, na praia do Centro em Itanhaém / Nair Bueno/DL

“Praia Limpa, a onda é conscientizar”. Este é o tema da campanha realizada pela Associação Comercial de Itanhaém (Acai) que instalou lixeiras de concreto para alertar turistas e moradores a manterem a praia limpa, desde fevereiro. Além de cavaletes de madeira com sinais que orientam para evitar o som alto e levar o lixo, na praia do centro em Itanhaém.

O presidente da Associação Comercial, o advogado Allan Petterson Lopes Santos, de 38 anos, explica “o objetivo principal é conscientizar turistas e moradores para que eles cuidem do seu lixo e deem o destino correto. Outra orientação se refere ao som alto, já que existe lei municipal que multa quem não respeitar o coletivo na praia”.    

São 25 lixeiras e 25 cavaletes em toda a extensão de dois quilômetros da orla da praia. Já os cavaletes são instalados e retirados todos os dias. As lixeiras foram instaladas no início de fevereiro e, os cavaletes, no final do mês, antes do carnaval.

“Estivemos em uma praia do Litoral Norte e vimos um cavalete que orienta a boa conduta em relação ao uso da praia e ao meio ambiente, além de evitar abusos com som alto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Resolvemos trazer a iniciativa para a Cidade, usando a praia do Centro como um modelo”, esclarece Santos. 

“Ainda não atingimos a educação de todos, mas se toda a população se conscientizasse e tivesse respeito pelas ações sociais não precisaríamos recolher os cavaletes todo dia”, observa.  

Trata-se de um projeto piloto, mas se der resultado a ação pode ser estendida a outras praias. “Já tivemos bons resultados neste feriado prolongado, com várias pessoas que elogiaram a ação, em especial, referente ao som alto”.  

Santos lembra que Itanhaém tem várias praias maravilhosas e todas devem ser bem cuidadas. “Temos que contribuir para que moradores e turistas tenham um ambiente agradável.

"Além de ser uma responsabilidade de todos”, conclui.

A entidade espera ter o apoio da prefeitura e de entidades para ampliar a ação em outras praias do município. As lixeiras vão contar ainda com sacos plásticos que serão colocados pela Administração Municipal. 

A campanha tem a colaboração de patrocinadores, associados da Acai, que viabilizaram a ação. São eles Contabilidade Borges, Fiat Salomão, Gerencial, Minermax, Prático e Sicredi.

Além do apoio da prefeitura de Itanhaém, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). 

Retorno positivo

Vários proprietários de quiosques na praia do Centro aprovaram a campanha e afirmaram que já tiveram bons resultados durante o feriado de Carnaval.

O responsável por um dos quiosques na praia, Bruno Nussoi, diz que a campanha deu resultados positivos neste feriado. “O que mais ajudou foi em relação ao som alto, pois os turistas respeitaram os avisos de proibição de som alto fixados nos cavaletes”.

A mesma opinião tem o proprietário de outro quiosque, Juliano Lima. “Este feriado de carnaval foi bem melhor, a maioria dos turistas respeitou e não houve confusões devido ao som alto na praia. As lixeiras também são bem-vindas”, completa.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter