ITANHAÉM

Itanhaém: autoridades e população discutem a concessão da iluminação pública

Objetivo é esclarecer como será feita a concessão da iluminação pública por meio de uma Parceria Público-Privada

NAYARA MARTINS

Publicado em 08/10/2022 às 08:28

Atualizado em 08/10/2022 às 09:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Público participa da audiência, na quinta-feira (6), para tirar dúvidas / Nair Bueno/ DL

Continua depois da publicidade

Informar a população e esclarecer as dúvidas sobre a concessão do serviço de iluminação pública em Itanhaém. Esse foi o objetivo da audiência pública realizada na última quinta-feira (6), na Câmara do município, que reuniu o prefeito Tiago Cervantes (PSDB), autoridades, secretários municipais, vereadores e a população. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nova mesa diretora da Câmara é eleita em Itanhaém

• Virada SP chega a Itanhaém com shows de Mart'nália e Lenine

• Petista afirma que matou bolsonarista em Itanhaém por legítima defesa

O projeto de lei do Poder Executivo, que já havia sido aprovado pela Câmara, prevê que a prefeitura realize uma Parceria Público-Privada (PPP) para que o serviço de iluminação pública da Cidade seja realizado por uma empresa, a ser contratada por meio de licitação pela Administração Municipal.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), com recursos do BNDES e da CEF.

Continua depois da publicidade

Hoje, a iluminação pública é de responsabilidade do município, que terceiriza uma empresa para fazer o serviço. 

O prefeito de Itanhaém Tiago Cervantes (PSDB) explica que o projeto de Parceria Público- Privada vai garantir a modernização e a expansão do parque, a melhoria na iluminação já implantada com a substituição de lâmpadas de LED, além da melhoria na qualidade dos serviços de operação e manutenção prestados à população.

“Acredito que é um enorme ganho para os munícipes já que vai proporcionar mais eficiência e segurança. Além da redução no consumo de energia elétrica com a iluminação pública e, assim, teremos maior economia nesse setor”, completa.   

Continua depois da publicidade

Segundo Cervantes, conforme o levantamento feito pela prefeitura, existem cerca de 5 mil pontos escuros a serem eliminados, em loteamentos que ainda não estão regularizados no município.

O presidente da Câmara Sílvio de Oliveira, mais conhecido como Silvinho Investigador (Solidariedade) também diz que a cidade só tem a ganhar com esse novo projeto de concessão da iluminação pública.

“Vamos ter a modernização do parque com a substituição de lâmpadas antigas para LED e ainda um sistema computadorizado. Hoje, o morador que tiver uma lâmpada queimada vai entrar em contato com o sistema e a empresa deve resolver o problema. A previsão é que sejam trocados 28 mil pontos e, inclusive, vai acabar com os pontos escuros na Cidade, garantindo mais segurança”, salienta.

Continua depois da publicidade

Ele lembra ainda que um dos principais benefícios é que o novo sistema não vai onerar mais o munícipe, que, hoje, já paga uma taxa de iluminação pública no valor de R$ 16, 31, na conta da Elektro e que é repassada à prefeitura. “Nossa expectativa é que esse processo ocorra o mais rápido possível, até o final deste ano”.    

Pioneiro 

O superintendente executivo da CEF, Gilson de Almeida, informou que Itanhaém é o primeiro município da Baixada Santista a realizar o projeto de PPP da iluminação pública e que deve aumentar a qualidade de vida e segurança da população. A concessão será realizada por um período de 13 anos.   

Continua depois da publicidade

A consulta pública e as sugestões sobre o projeto PPP dos serviços de iluminação pública podem ser feitas até o dia 30 deste mês, na Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização, na avenida Washington Luiz, 75, no centro. Ou pela internet no site da prefeitura www.2.itanhaem.sp.gov.br/pppitanhaém.  

Após a análise das sugestões, o projeto será ajustado e a versão final dos documentos será publicada, dando início ao processo licitatório. A expectativa é que leilão para definir a empresa a ser contratada aconteça até o final de dezembro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software