ITANHAÉM

Igreja Matriz recebe obras de manutenção em Itanhaém

A Mitra Diocesana de Santos informa que, nesta primeira etapa, o foco é a manutenção do telhado para sanar as infiltrações

Nayara Martins

Publicado em 24/09/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Equipe está realizando a substituição das telhas na Igreja Matriz, no centro histórico de Itanhaém / Nair Bueno/ DL

Continua depois da publicidade

A Igreja Matriz de Sant´Anna, localizada no centro histórico de Itanhaém, está recebendo algumas obras de manutenção e conservação, há cerca de um mês. O prédio histórico já está há mais de 20 anos sem passar por manutenção, ação necessária para a devida conservação da estrutura interna.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Igreja Matriz, tombada como patrimônio histórico, faz parte da cultura e da história de Itanhaém. Sua construção se deu no século XVI, na época da antiga Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. 
 
Segundo informações da Mitra Diocesana de Santos, responsável pela igreja, os serviços estão acontecendo conforme o projeto aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Itanhaém, Elektro e empresas se unem para debater solução para fios desordenados

• Itanhaém abre vagas para curso de camareira promovido pelo SENAC

• Semana Literária é opção cultural em Itanhaém

A Mitra Diocesana explica que, nessa primeira etapa, o foco é a manutenção do telhado para sanar as infiltrações do prédio.

Diz ainda que a Diocese e a Prefeitura de Itanhaém já estão em conversa para as próximas fases da obra. A prefeitura é responsável pela parte da aquisição dos materiais necessários para realizar os serviços de manutenção.  

Continua depois da publicidade

A previsão da Diocese é que a reforma deverá ser concluída no prazo mais breve possível, tendo em vista o caráter específico do bem cultural.

Fiéis

A igreja Matriz é de fundamental importância aos fiéis e visitantes que frequentam as missas e as festas religiosas tradicionais da Cidade. Entre os festejos estão a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. 

Continua depois da publicidade

Para a moradora Conceição Fernandes, as obras são muito importantes para os fiéis. “Todos nós estamos bastante ansiosos para que as obras terminem logo, pois assim poderemos voltar a assistir as missas e a participar das celebrações religiosas”, ressalta. 

O casal de veranistas José Roberto Xastre e Maria del Carmen Xastre, moradores em Jaguariúna, no interior de São Paulo, também ficou triste ao ver a Igreja fechada ao público.
 
“Já moramos em Itanhaém, mas há 25 anos fomos morar no interior. Nossa intenção é visitar e rever os pontos históricos da Cidade. Essas obras de recuperação na Igreja Matriz já deveriam ter sido realizadas. A Matriz é um dos pontos mais visitados e faz parte da história de Itanhaém e do País”, ressalta Maria del Carmen. 

O casal também foi visitar a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu Conceição, e o Convento Nossa Senhora da Conceição, ambos localizados no centro histórico da Cidade.      

Continua depois da publicidade

Histórico

A Prefeitura de Itanhaém firmou um acordo de parceria junto à Mitra Diocesana de Santos (responsável pelo imóvel), no mês de abril deste ano, para a realização de reparos emergenciais, como a manutenção no telhado, no forro e no piso da Igreja Matriz de Sant'Anna. A prefeitura se responsabilizou em custear a aquisição dos materiais necessários para os serviços.

A Igreja Matriz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um dos mais valiosos patrimônios históricos da Cidade. 

Continua depois da publicidade

O padre Gleyson Quirino de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, já havia interditado o prédio, no dia 19 de março deste ano, por medida de segurança. 

A ação se deu porque a parte interna oferecia sérios riscos aos frequentadores, como o piso de madeira que está com vários buracos desde a entrada até o altar da Capela Mor e nas laterais.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software