HONRARIA

Fotógrafo de Itanhaém se classifica em concurso nacional

Foto enviada por Nicolas foi escolhida entre as 400 melhores fotos no Brasília Photo Show

Nayara Martins

Publicado em 12/12/2022 às 12:45

Atualizado em 12/12/2022 às 13:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nicolas conta que a foto foi feita na Boca da Barra, onde registrou os coqueiros e a movimentação do mar na areia, por meio de drone / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Nicolas Schukkel, fotógrafo profissional, de 27 anos, se classificou com uma foto de Itanhaém, entre as 400 melhores fotos, no concurso nacional do Brasília Photo Show. Essa é a quarta vez que o fotógrafo participa do concurso, desde 2018. Neste ano foram enviadas mais de 10 mil fotos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba como usar um avatar na foto de perfil do WhatsApp

• Após carro capotar três vezes, colegas dão sorriso maroto em selfie e foto viraliza

• Celular de Marília Mendonça tirou foto misteriosa no momento da queda do avião; clique para ver

Nicolas conta que a foto foi feita na Boca da Barra, onde registrou os coqueiros e a movimentação do mar na areia, por meio de drone. 

“Tem que saber qual o horário ideal e conhecer o local, para conseguir extrair o melhor da paisagem”, revela.

Continua depois da publicidade

Trata-se de um concurso nacional, que existe desde 2015 e recebe, em média, 12 mil fotos de fotógrafos brasileiros e de quem está fora do País.

Segundo Nicolas, os fotógrafos participam com diversos equipamentos como celulares, câmeras digitais e analógicas e até com drones. E foi dividido em 22 categorias – city scape (paisagens urbanas), land scape (paisagens naturais), mundo pet, entre outras.

“Este ano enviei apenas duas fotos, nas categorias pessoa e land scape - de paisagens naturais, na qual me classifiquei. Gosto de ressaltar o nome de Itanhaém e da Baixada Santista. Em 2018, foi minha primeira fotos vencedora e foi tirada no Portinho de Pesca, em Peruíbe”.

Continua depois da publicidade

“Acho muito importante que os artistas tenham essa consciência de fazer uma propaganda boa da Cidade, assim podemos atrair outras pessoas que queiram conhecer e investir na região”, completa.

Ele cita alguns pontos de belezas naturais nas zonas rurais, como os rios Branco e Itanhaém, a região do Mambú e o Jardim Coronel que também se destacam na Cidade.

“Já fotografo em Itanhaém há nove anos e ainda não desbravei 15% das paisagens que o município oferece”, salienta.

Continua depois da publicidade

No concurso deste ano, as fotos foram escolhidas em uma plataforma interna, com votos dos próprios fotógrafos, por meio de uma avaliação técnica. A avaliação foi feita analisando a originalidade, a técnica utilizada para a foto, a luminosidade e a qualidade do equipamento.

TRABALHOS.
Em 2018, Nicolas também participou de outro concurso fotográfico promovido pela prefeitura de Bertioga. “Minha foto ficou entre as dez melhores que representaram a Cidade. Foi uma boa experiência para conhecer Bertioga e era a primeira vez que participei de um concurso”.

O fotógrafo já enviou e teve suas fotos publicadas na revista National Geografic, no canal BBC Brasil e na Canon. Também participou de alguns concursos internos na prefeitura de Itanhaém, e teve uma de suas fotos foi selecionada, em 2017. 

Continua depois da publicidade

Nicolas começou a atuar na fotografia em 2013, na faculdade de Produção Multimídia.

“Sempre gostei de natureza e de tecnologia, mas, ao começar na faculdade, não tinha a pretensão de me tornar fotógrafo e queria ser webdesigner. Acabei me identificando com a fotografia e decidi investir na área. Em 2013, comprei minha primeira câmera básica”, conta.

Nicolas, que nasceu em Brasília, mora em Itanhaém desde 2006. Ele começou a atuar de forma profissional na fotografia em 2015, na área de foto documentário e de pessoas. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, o fotógrafo trabalha na comunicação e na parte institucional da prefeitura de Itanhaém. 

PLANOS.
“Pretendo investir em equipamentos novos para que possa explorar outras fotografias que ainda não fiz. Também quero investir em cursos e me atualizar em novas técnicas”, revela. 

Nicolas ainda vai expor suas fotos na Pinacoteca Municipal, em março de 2023. A exposição contará com fotos aéreas feitas com drone, de pontos conhecidos e outros ainda não conhecidos em Itanhaém.

Continua depois da publicidade

 A divulgação das fotos, ele tem feito pelo Instagram @nickschukkel e pelo Facebook - Nicolas Schukkel Fotografia. Além de ter um canal no Youtube como "Click criativo”, onde ele passa as dicas de fotografia e de equipamentos, como fotografar gestantes, esportes e com o celular.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software