ITANHAÉM

'Folia do Divino' visita casas de moradores em Itanhaém

Neste período as bandeiras do Divino são levadas às casas de moradores por nove bairros da Cidade

Nayara Martins

Publicado em 08/04/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Devotos participam da "Reza da Folia" e levam a bandeira / Nayara Martins/ DL

Continua depois da publicidade

A “Folia do Divino”, que começou no final de fevereiro, em Itanhaém, está visitando as casas de antigos moradores da Cidade. No total são dez bandeiras, sendo que nove estão percorrendo vários bairros da Cidade até o dia 7 de maio. A “Folia” é o momento quando as famílias rezam com as bandeiras em suas casas, que trazem bênçãos e preparam para a tradicional Festa do Divino. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Procon de Itanhaém orienta consumidores e comerciantes durante semana de Páscoa

• Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém realiza entrega de ovos de páscoa

• Artesão ministra aulas e expõe peças em marchetaria em Itanhaém

No litoral sul e na Baixada Santista apenas a cidade de Itanhaém promove a Festa do Divino.   
Ao receberem a bandeira, os moradores fazem a “Reza da Folia” e, depois, as bandeiras pousam nas casas até o dia seguinte, quando partem para outras casas. 

A diretora da Folia do Divino Espírito Santo, professora Elizabeth Bechir, explica que a Folia é a preparação para a Festa do Divino. 

Continua depois da publicidade

“Para mim é a essência, é muito emocionante a fé das pessoas ao receberem as bandeiras em suas casas. Cada bairro tem um característica diferente”, frisa.   

Beth lembra ainda que são quase três meses de Folia e que as pessoas estão recebendo com muito carinho. “É o momento no qual as famílias participam da “Reza da Folia” e contribuem para as despesas da Festa do Divino”.

E fala sobre a importância de se preservar a tradição. 

Continua depois da publicidade

“É muito importante a preservação da Festa do Divino pelos moradores antigos e por outras gerações. Este ano, uma das bandeiras vai para Santos. No dia de São Benedito, 4 de abril, vai ter a montagem do Império, na igreja de São Benedito, em Itariri. O objetivo é fazer uma apresentação sobre o significado da Folia do Divino”, destaca.  

Para ela um dos principais momentos é a “Erguida do Mastro”, no dia 21 de maio. “É o chamamento para a Festa e quando nos lembramos da participação de nossos antepassados. Além de reunir a maioria dos devotos e moradores”, salienta. 

A moradora Maria Benedita Rossmann Dominiski, de 76 anos, do bairro Vila São Paulo, também destaca a tradição da Festa do Divino. “Há mais de 50 anos participo da Festa, desde a época em que era adolescente, meu pai também já participava dos festejos”.

Continua depois da publicidade

Ela cita os pontos mais marcantes da programação da festa - a distribuição do pão bento, a alvorada, a procissão, a “Erguida do Mastro” e a “Abertura do Império”. Diz que é fundamental a participação das gerações mais novas nos festejos.    

“Meu marido, falecido há dois anos, Osvaldo Dominiski, adorava receber o Reisado de Itanhaém e a Folia Divino, além de acompanhar as canções caiçaras apresentadas pelo grupo”, relembra. 

Novas famílias interessadas em receber a bandeira em suas casas, podem entrar em contato com a diretora da Folia do Divino Elizabeth Bechir, no celular 13 99756.4091.  

Continua depois da publicidade

Programação

A programação da tradicional Festa do Divino, este ano, acontece a partir de 20 de maio até o dia 4 de junho. No dia 20 de maio, às 20 horas será a “Noite do Soca” (preparo do cuscuz) e o festival “Divino Momento”, no centro histórico. 

No dia 21 será a vez da “Alvorada Festiva” e o “Café com cuscuz”, a partir das 5 horas. E às 11h15, acontece a solene “Procissão do Mastro” e a solene “Erguida do Mastro”. E às 18 horas, acontece a missa e o início do setenário.

Continua depois da publicidade

Dia 26 de maio, será a premiação do XVI Concurso “Letras do Divino”. 

Já no dia 27 de maio, acontece a “Abertura do Império”, às 12 horas, e a saída do cortejo será às 17h45. A partir das 19h30 será a “Noite do Soca”. 

No dia 28 de maio, acontece novamente a “Alvorada Festiva”, às 5 horas e o “Café com cuscuz”. E às 10 horas, a missa solene e a distribuição do pão bento. Às 17h30 acontece a procissão do Divino Espírito Santo. E às 18 horas será a missa e o sorteio dos festeiros de 2024.

Continua depois da publicidade

Para encerrar a Festa do Divino, dia 4 de junho, às 18 horas, acontece a missa de encerramento e, às 19 horas, a solene “Descida do Mastro” e o ritual de queima das fitas. 

Toda a programação acontece no centro histórico de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software