ITANHAÉM

Exposição "Natureza Noturna" é boa opção de lazer ao público em Itanhaém

São dez telas que simbolizam os efeitos da Lua em meio à natureza e na vida das pessoas

Nayara Martins

Publicado em 03/07/2023 às 07:30

Compartilhe:

A artista conta que a ideia para pintar as telas começou a ser pensada sobre os efeitos da Lua / Nair Bueno/ DL

A exposição “Natureza Noturna” é uma boa opção de lazer aos amantes da natureza e para quem está curtindo as férias em Itanhaém. A mostra, que possui dez telas e simbolizam os efeitos da Lua em meio à natureza e na vida das pessoas, pode ser vista até o início de agosto, no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, localizado no centro histórico da Cidade.

A artista plástica Sandra Pentristo, de 55 anos, conta que a ideia para pintar as telas começaram a ser pensadas sobre os efeitos da Lua na natureza e na vida do homem. 

“Trabalho com séries de até dez peças. Comecei a pintar as telas e fui desdobrando para mostrar a experiência humana com a Lua e essa integração com a natureza, o homem e a Lua”, explica. 

“A ideia é mostrar a Lua como protagonista e, em torno deste tema, as coisas vão acontecendo - a natureza com o homem, a natureza sem o homem, a natureza em que o homem já passou por ela. Uma das telas mostra a natureza e a humanidade em equilíbrio, mas a Lua é maior do que tudo e está sempre como testemunha ocular”, completa.  

Entre as telas que chama a atenção está a que tem um cachorrinho, um menino e a Lua, mostrando a solidão vivida no período da pandemia da Covid.

Essa é a primeira vez que as dez telas estão sendo expostas. Segundo a artista, a série começou a ser pintada entre o período de 2018 e 2020. 

A técnica utilizada por Sandra é pintura a óleo, mas a sua especialidade é a aquarela. A maior parte dos trabalhos da artista é feita no estilo realista. 

Sandra também trabalha com fotografias. Ela já expôs um painel sobre “Pássaros da Mata Atlântica”, com uma árvore feita em corda de sisal e mostrando 31 espécies de pássaros da Mata Atlântica. 

A próxima exposição da artista será sobre o tema “Memórias afetivas”, com telas em pintura a óleo e alguns objetos que pertencem à sua família, no Gabinete de Leitura, no mês de agosto.      

Autora

Sandra Pentristo é artista plástica visual, nascida em São Paulo. Atualmente, ela mora em Itanhaém. Há dois anos morando na Cidade, Sandra conta que decidiu vir morar em Itanhaém por encontrar mais tranquilidade e bastante inspiração para compor os seus trabalhos. 

“A Lua tem outra expressão e o céu é cor de laranja nesta época de outono e inverno na Cidade”, frisa.  

Ela usa a pintura como linguagem para o registro poético de suas memórias e a expressão de suas falas silenciadas, despertando o olhar para o trivial e a beleza do mundo que a cerca. Suas pinturas são ricas em detalhes e realismo. 

A artista busca referências nos poemas e músicas de Vinícius de Moraes, nos textos dos escritores Cecília Meireles e Manoel de Barros e, também, nas pinturas de Tarsila do Amaral e Georgia O´Keeffe, entre outros.  

Quem quiser conhecer melhor os trabalhos da artista plástica Sandra pode acessar o Instagram @san_pentristo.  

A exposição “Natureza Noturna” pode ser vista no Gabinete de Leitura José Rosendo, 149, na Praça Carlos Botelho, no centro histórico de Itanhaém.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

iFood divulga processo seletivo para diversos cargos; veja como participar

Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil

Diário Mais

Aves piromaníacas podem causar incêndios florestais; entenda

A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter