Imagens do Convento Nossa Senhora da Conceição é um dos quadros que faz parte da exposição, no Gabinete / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
“Patrimônio em tela”. Esse é o tema da exposição que pode ser vista no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, no centro histórico de Itanhaém. A exposição é composta por dez quadros de artistas da Cidade que retratam diversos patrimônios de Itanhaém. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de setembro.
As telas mostram os principais monumentos históricos da Cidade, como o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant´Anna, a Igreja Nossa Senhora do Sion e o casario da praça Carlos Botelho.
Continua depois da publicidade
Entre os autores dos quadros, em vários estilos,estão os artistas plásticos Rosana, Jorge Siolvieri, Ronaldo Lopes, Daniel Penna, Orlando Bifulco, Américo Neto, Lucas Guerra e JasarOrsetti Nobre, todos de Itanhaém.
A exposição está sendo organizada pelo Instituto Preservar, que foi responsável pela Semana do Patrimônio que aconteceu no período de 16 a 24 deste mês.
Continua depois da publicidade
O curador da exposição é o artista plástico Ronaldo Lopes, de Itanhaém.
Para o artista Ronaldo Lopes,a importância da exposição é preservar o patrimônio histórico da Cidade.
“Os três monumentos históricos - o Convento, a Igreja Matriz e a Casa de Câmara e Cadeia são muito importantes para a Cidade e o nosso País. Isso inspira os artistas a fazerem belas obras de artes por causa da arquitetura colonial”, destaca.
Ele lembra ainda sobre a importância de despertar nas pessoas que moram em itanhaém a conscientização para o cuidado dos monumentos históricos.
Continua depois da publicidade
O artista afirma que a mostra busca valorizar os trabalhos dos artistas plásticos da Cidade para expor suas obras.“A pintura é uma assinatura e nenhum artista faz uma obra igual ao do outro”.
Lopes cita ainda cidades que têm patrimônios históricos preservados, como em Paraty, no estado do Rio de Janeiro e em Veneza, na Itália. “Itanhaém não fica atrás desses locais com o seu patrimônio histórico”.
Itanhaém possui também alguns artistas plásticos de renome, como Benedito Calixto, Emídio de Souza e Bernardino.
Continua depois da publicidade
Ronaldo Lopes é autor de várias obras de pintura e monumentos na Cidade, como as esculturas em fibra de vidro dos pescadores Manoel Poitena, Paulo Pica Pau na orla da praia.E ainda a do Totó Mendes, no Pátio Totó Mendes e a de Harry Forssell na CMTECE.
Ele também é o responsável pelo Presépio de Areia, que vai completar 19 anos este ano com a obra.
Atualmente, ele está restaurando a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho. Além de ser o autor dos hastags em Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e em Ana Dias.
Continua depois da publicidade
O Gabinete de leitura “José Rosendo” está aberto de terça a sábado, no horário das 9 às 17 horas. E fica na Praça Carlos Botelho, no centro histórico de Itanhaém.
Continua depois da publicidade