Itanhaém
Evento acontece nesta sexta, sábado e domingo. E vai oferecer palestras e atividades, além de saídas para observar as aves, nos pontos de belezas naturais na Cidade
O encontro é aberto ao público e vai oferecer diversas palestras e atividades / Nair Bueno/DL e Rodrigo Ferraz
Continua depois da publicidade
Uma oportunidade para conhecer e observar espécies raras de aves em Itanhaém. Essa é a proposta do 1º Encontro Regional de observação de aves que acontece nesta sexta (10), sábado (11) e domingo (12), no Namoa Pollastrini Hotel, no centro de Itanhaém. O evento promete reunir bom público e, ainda, os amantes das belezas naturais e de aves.
A iniciativa é da Associação dos Empreendedores de Turismo de Itanhaém (Asseturi) e conta com o apoio da Etec Itanhaém e da prefeitura por meio da secretaria de Turismo.
Continua depois da publicidade
O encontro é aberto ao público e vai oferecer diversas palestras e atividades, em especial, as saídas para a observação de aves nos locais de natureza ainda preservados em Itanhaém.
O secretário municipal de Turismo Rodrigo Zanella destaca a presença do Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasilienses) em Itanhaém. Ele afirma que é o primeiro encontro de observação de aves na Cidade. Já estão inscritos 140 participantes no evento.
Continua depois da publicidade
“O objetivo é despertar o interesse das pessoas e conhecer as belezas naturais de Itanhaém. A Cidade está sendo bastante procurada por pessoas que procuram essa atividade, inclusive de outros países”, ressalta.
Diz ainda que o Papagaio-da-cara-roxa é uma espécie endêmica na Cidade. “Fizemos uma saída nos últimos dias e, em apenas quatro horas, registramos mais de 60 espécies de aves. Tenho certeza que
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
as pessoas vão se surpreender com a diversidade que temos no município”, frisa.
A ideia, segundo o secretário, é de realizar outros encontros para mostrar as novidades relacionadas a essa atividade.
Marcus Ferreira, da Asseturi, afirma que estão previstas palestras com especialistas, oficinas de educação ambiental e, ainda, as saídas para a observação de aves.
Continua depois da publicidade
“Pretendemos atrair mais turistas para a Cidade. O turista que vai participar é diferenciado. É aquele que não busca vir somente na temporada ou em feriados, mas a tranquilidade em dias de semana para a observação de aves”, salienta.
Ele ressalta que os palestrantes são especialistas na área. Lembra ainda que serão oferecidas hospedagem e refeições gratuitas a eles, em alguns hotéis e restaurantes, por meio de parceria com alguns comerciantes da Cidade.
Programação
Continua depois da publicidade
Na abertura do evento, sexta-feira (10), às 10 horas, haverá uma palestra sobre o tema “O potencial do turismo de observação de aves e a economia local”, com Fábio Barata. Além de outras palestras com renomados especialistas ligados ao mundo das aves, inclusive, um dos palestrantes falará sobre a gripe aviária.
As saídas para a observação de aves serão guiadas pelos especialistas, nas quais os participantes poderão conhecer diversas espécies em seu habitat natural na Mata Atlântica.
As passarinhadas acontecem na sexta à tarde, na região do Rio Preto. No sábado, pela manhã, na região do Aguapehú e, à tarde, será no manguezal de barco. Já no domingo, pela manhã, haverá uma caminhada às margens do Rio Itanhaém e pelo manguezal.
Continua depois da publicidade
Além das palestras, o público poderá prestigiar ainda exposições de artesanatos e souvenirs sobre o tema dos pássaros.
No sábado, às 17 horas, haverá um sarau ambiental da primavera. Em seguida, será a apresentação do Encontro de Corais “Canto da Raça” Consciência Negra, com a presença de vários corais da região.
Haverá ainda oficinas de educação ambiental com atividades para todas as idades.
Continua depois da publicidade
Serviço: O encontro será nesta sexta, sábado e domingo, a partir das 9 horas. O Namoa Pollastrini Hotel fica localizado na Praça 22 de abril, 38, na Boca da Barra, centro de Itanhaém.
Continua depois da publicidade