De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência / Divulgação
Continua depois da publicidade
Na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi criada para comemorar e reforçar, em todos os estados brasileiros, a importância da discussão de propostas e políticas públicas que visem integrar pessoas com deficiência na sociedade de forma igualitária.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
E para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itanhaém, o mês de setembro é ainda mais especial. Neste ano, a entidade completa 14 anos de atuação na cidade no litoral sul paulista ensinando atividades da vida diária e prática, fazendo visitas socioeconômicas e acompanhando o dia a dia de seus usuários com deficiência intelectual e múltipla do município.
E ao completar mais um aniversário, surge também um novo atrativo: a possibilidade de ampliação do espaço para os próximos anos, por meio da construção de uma nova unidade em anexo ao espaço atual e com o desafio de duplicar o número de atendimentos.
Continua depois da publicidade
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. O serviço dedicado pela APAE Itanhaém conta com uma equipe multidisciplinar para interagir com seus atuais 150 usuários. São 19 colaboradores especializados, tais como: auxiliar administrativo, educadores sociais, coordenadores, assistente social, auxiliar de limpeza, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, fonoaudióloga, neurologista e oficineiros de mosaico, dança, teatro, taekwondo e música.
Dentre os atendimentos e trabalhos, destaque para o sucesso do Projeto Vida Independente, iniciado no dia 2 de agosto de 2021 e que contempla seis oficinas que acontecem três vezes por semana no espaço do Lions Clube de Itanhaém e na sede da APAE, com o objetivo de tornar os usuários portadores de deficiência e necessidades especiais mais independentes, mostrando que são capazes de viver em sociedade como qualquer outra pessoa.
Para continuar seus trabalhos na cidade, a entidade busca voluntários e auxílio por meio das doações. Para quem deseja auxiliar, basta entrar em contato com a APAE Itanhaém pelo telefone (13) 3427-6054.
Continua depois da publicidade
A APAE de Itanhaém está localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Jardim Corumbá e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Continua depois da publicidade