Religião

Em Itanhaém, 2ª Marcha dos Orixás realiza celebração

Ponto de encontro será na Rua Joaquim Meira, às 13h, dando início a um percurso pela Avenida Rui Barbosa

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2024 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A 2ª Marcha dos Orixás acontecerá em Itanhaém neste sábado / Divulgação

Continua depois da publicidade

Neste sábado, dia 23 de março, a partir das 13h, a organização social Ação entre Povos de Axé realizará a 2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém. O evento, respaldado pela Lei n.º 14.519/23, promulgada em 5 de janeiro de 2023, tem como principal objetivo celebrar o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, além de promover e enaltecer as expressões culturais presentes na região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ponto de encontro será na Rua Joaquim Meira, às 13h, dando início a um percurso pela Avenida Rui Barbosa, com destino à Praça Carlos Botelho, onde a marcha encerrará às 18h. Durante o percurso e no destino final, está previsto ocorrer apresentações, especialmente, a participação dos grupos de afoxé Laroye e Filhos de Yesa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeito de Peruíbe sanciona lei que declara religiões africanas como patrimônio cultural

• Oficinas sobre música africana e cultura negra em Bertioga estão com inscrições abertas

• Guarujá atende pleito de religiões de matriz africana e representa orixá negro

O mar de Caymmi e as lendas dos orixás em ‘Obá de Xangô’

"O evento tem o intuito de unir os povos e religiões que acreditam na união entre todos. A 2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém não apenas celebra as tradições e raízes culturais, mas também reforça a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural. Acreditamos que ao compartilhar esses momentos de celebração e reflexão, podemos construir laços mais fortes e promover uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa para todos.", aponta a responsável pela organização do evento, lyalorisa, Patricia T'Osun.

Continua depois da publicidade

RESSIGNIFICAÇÃO.
Um dos destaques do evento é a representação de Exú, que conduzirá o percurso. Nas religiões de matriz africana, o orixá é a divindade que representa o mensageiro, a circulação, a comunicação e o zelador. A lyalorisa, Patricia T'Osun, destaca que geralmente ele é associado ao demônio e a ideia é ressignificar a imagem.

Festa de Iemanjá acontecerá neste domingo (25), em Santos

COLETIVO.
Constituída em 2022 a ação social Ação entre Povos de Asé, tem o objetivo de promover ativamente a disseminação e preservação da rica cultura africana, especialmente no contexto da tradição religiosa do Candomblé com o propósito de construir uma ponte entre comunidades, proporcionando educação, conscientização e celebração das tradições ancestrais africanas. Essa iniciativa tem o objetivo de construir uma comunidade mais inclusiva, conectada e consciente de sua herança cultural, priorizando a compreensão e respeito.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software