Itanhaém
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Tiago Cervantes tenta se manter na principal cadeira do Executivo de Itanhaém / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
A reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Tiago Cervantes que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Itanhaém. O prefeiturável tenta a reeleição nas Eleições de 2024. Cervantes disputa o cargo de prefeito pela coligação “Trabalhando com Honestidade”, composto pelo Republicanos, MDB, União, PSD e Solidariedade.
Tiago Cervantes: “Primeiro, precisamos ressaltar que, no início da gestão, vivíamos o momento mais agudo da pandemia. Nesse contexto, transferimos a UPA Infantil para o Centro de Especialidades e lideramos a vacinação na região. Fizemos a reforma e ampliação das USFs Suarão e Jardim Coronel, inauguramos a nova USF do Guapurá, entregamos a reforma da USF Guapiranga, garantimos recursos para a construção de duas novas USF no Jardim Oásis e Belas Artes, faremos a reforma completa da USF Gaivota, além de termos projeto pronto para uma novo UPA. Entre as nossas propostas, estão o “Fila Zero”, com mutirões de consultas e exames laboratoriais e de imagens; a criação do Centro de Exames de Imagens Municipal e do Centro Integrado do Idoso, unindo saúde, cultura e esportes; e, com o apoio do Governador Tarcísio, vamos juntos trazer uma Ambulatório Médico de Especialidades (AME), para Itanhaém, além de um centro de hemodiálise. Também vamos ampliar o horário de atendimento das USF e implementar a telemedicina”.
Continua depois da publicidade
Cervantes: “Itanhaém possui mais de 18 mil alunos matriculados. Eles são o nosso futuro, e a prioridade da nossa gestão. Por isso, vamos começar do básico, ampliando vagas nas escolas e creches e com a valorização dos professores e plano de carreira, pois são eles que transmitem o conhecimento e inspiram nossos alunos. Além disso, daremos continuidade às obras de infraestrutura nas unidades escolares, trazendo melhorias como a climatização. Também teremos um olhar especial para as necessidades dos alunos com deficiência ou do espectro autista, com concursos públicos para psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional para as nossas escolas, o que vai ajudar na inclusão, em diminuir a evasão escolar e no combate ao bullying. E para jovens e adultos, vamos implementar Cursos de Qualificação Profissional nas atividades cotidianas de Itanhaém: turístico, agrícola, inovação tecnológica, comercial e de prestação de serviços em geral”.
Cervantes: “Fizemos um grande trabalho de combate a invasões e vamos ampliar. Também refizemos o contrato com a Sabesp, o que garantiu a redução de 2033 para 2029 o prazo para universalização dos serviços de coleta, tratamento de esgoto e abastecimento de água potável. Os próximos quatro anos trarão um impacto significativo para a questão ambiental e a Prefeitura fará todo o acompanhamento e fiscalização dessas obras. Vamos ampliar a área verde por habitante, por meio de um Plano de Arborização Urbana, incentivando parcerias para o plantio e cuidados, e implantar, em parceria com a CETESB, o licenciamento ambiental municipal. Vamos também estabelecer ações de monitoramento de áreas de preservação permanente e da qualidade dos nossos recursos hídricos e ações de educação ambiental. O cuidado com a saúde animal será prioridade da gestão, com a criação do Plano Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, realização de feiras de adoção de gatos e cães e hospital veterinário público”
Cervantes: “Iniciamos a gestão com 420 km de ruas não pavimentadas em Itanhaém. Desde 2021, investimos R$ 83 milhões em obras de infraestrutura, com 48 km de vias pavimentadas. Este trabalho terá continuidade no segundo mandato. Agora, vamos implementar a Tarifa Zero, que está fazendo sucesso na capital paulista, e vamos trazer aqui aos domingos e feriados, para incentivar a circulação na cidade, o comércio e as atividades de lazer. Vamos também modernizar os abrigos de ônibus e implantar um terminal de integração do transporte público, além de ampliar ciclovias e ciclofaixas, interligando os bairros ao centro. Neste segundo mandato, vamos promover também a revitalização do Centro da cidade, projeto este que já vem sendo discutido com os conselhos municipais de Turismo e de Desenvolvimento Urbano e com profissionais da área de urbanismo”.
Continua depois da publicidade
Cervantes: “No primeiro mandato, criamos a ROMU, nossa guarda focada em policiamento preventivo, contratamos 50 novos GCMs, implantamos mais de 1.000 novas câmeras de monitoramento e equipamos com 15 novas viaturas, armas e munições, além de manter a locação de três viaturas que foram cedidas à Polícia Militar. Agora, vamos criar o Plano Municipal da Segurança Pública e o Fundo Municipal de Segurança Pública, promover cursos de capacitação para a Guarda Civil e continuar investindo em novos equipamentos e viaturas, além de novo concurso público para aumentar o efetivo da GCM. Também vamos estreitar ainda mais a parceria com o Governo do Estado e trazer um novo Distrito Policial à região do Gaivota e criar a nova Delegacia Seccional. E iremos ampliar o investimento em câmeras e iluminação que foi destaque neste primeiro mandato”.
Cervantes: “Vamos investir na capacitação da mão de obra, com parcerias com Sebrae e QualificaSP, para trazer cursos voltados ao atendimento ao cliente e gestão, ampliando oportunidades para os jovens. Também vamos buscar parceria com o Governo do Estado para a criação de Centro de Capacitação para jovens e adultos, com cursos profissionalizantes, e expandir o programa Inclusão Produtiva Jovem, promovendo estágios em diversas áreas da administração. Também vamos promover a revitalização do Espaço do Empreendedor e lançar o programa Rota dos Bairros, com incentivo fiscal para empresas contratarem trabalhadores da nossa cidade, trazendo mais vagas próximas às moradias. Promovendo também a cultura na cidade, vamos implantar o Programa Municipal de Formação e Capacitação em Cultura (PROMFAC) e, para as famílias em vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único, vamos criar a Escola Social de Capacitação Digital e Empreendedorismo, gerando capacitação, emprego e renda”.
Continua depois da publicidade