Itanhaém

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Forssell para Itanhaém

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 13/09/2024 às 16:31

Atualizado em 23/09/2024 às 14:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Forssell já foi prefeito de Itanhaém em dois mandatos / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Marco Aurélio para Itanhaém

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Tiago Cervantes para Itanhaém

• Eleições 2024: Saiba quais são as propostas de Silvinho Investigador para Itanhaém

A reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Forssell que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Itanhaém. Advogado, João Carlos Forssell Neto já foi prefeito da Cidade em dois mandatos: de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. Ocupar a principal cadeira da Prefeitura vem de família: João é filho de Harry Forssell, que também já foi prefeito da Cidade. Aos 77 anos, tenta o terceiro mandato com a Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT, PV e PC do B).

Confira as propostas de Forssell para Itanhaém

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Forssell: “Primeiramente, cabe lembrar que as maiores referências em saúde da Cidade foram durante minha gestão: a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a instalação do SAMU; e, também, a entrega ao Estado, em 2008, do prédio para abertura do Hospital Regional Jorge Rossmann. Um hospital referência na região. Depois disso, nenhuma outra grande ação efetiva foi criada na Cidade. Durante meu governo vou construir um Hospital Infantil. Isso falta na Cidade, com a concentração de especialistas de outras áreas para atendimento de primeira qualidade para as crianças. Iremos também desenvolver e implementar políticas que garantam o acesso universal e igualitário a serviços de saúde, priorizando a promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação. As ações incluem a reforma e ampliação das USFs, aumento do horário de atendimento, criação de um Centro Municipal de Saúde e informatização do SUS. Serão promovidas iniciativas como saúde mental nas UBS”.

Continua depois da publicidade

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Forssell: “Foi uma das principais marcas do meu governo enquanto prefeito. Construímos o maior complexo aquático educacional do Litoral Sul. Iniciamos a construção do centro de treinamento dos professores que também recebe espetáculos teatrais. Da mesma forma, iremos ampliar o atendimento integral para as crianças nas escolas municipais de forma a garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e preparando-os para o futuro com atividades extracurriculares, reforço escolar no contraturno, e incentivo à formação continuada de professores. Além disso, serão oferecidos cursos de atualização, laboratórios de informática, cursos básicos e avançados em tecnologia, e programas de estágios e vivências, tudo com o objetivo de transformar a educação e promover uma formação mais completa e inclusiva”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Forssell: “Durante minha gestão, criamos a Guarda Civil Municipal Ambiental. Realizamos parcerias com a Polícia Ambiental e entidades ambientais. Reformamos o Centro de Pesquisas. Todas essas parcerias e obras foram deixadas de lado e estão sucateadas. Na minha gestão, iremos promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Iremos ampliar a fiscalização de nossa Mata Atlântica, implementar programas de educação ambiental para conscientizar a população sobre práticas sustentáveis. A gestão de resíduos sólidos será aprimorada com coleta seletiva e reciclagem. Também será incentivado o uso de energias renováveis, como solar e eólica, e a expansão de áreas verdes urbanas. Outras ações incluem a proteção da biodiversidade, políticas para mitigação das mudanças climáticas, parcerias para desenvolvimento de projetos ambientais, fortalecimento da fiscalização e legislação ambiental, promoção de tecnologias inovadoras na agricultura e programas de reciclagem e reutilização de resíduos”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Forssell: “O maior Plano de Ação de Itanhaém (PAI) foi realizado durante minha gestão, com investimentos, na época, de mais de 1 milhão de reais. A maioria foi na urbanização de ruas e calçadas, pois não há mobilidade se você não tem acesso à sua casa. Além das principais avenidas da Cidade, a orla da Praia do Sonho e do Cibratel foram totalmente revitalizadas.
Nessa futura gestão, iremos incentivar o uso de bicicletas e patins com faixas de acesso exclusivas. Ciclovias e ciclofaixas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte
A Rodoviária de Itanhaém, na Cesp, que também foi construí, e hoje está totalmente abandonada, será reformada. Criaremos ali uma central de interligação de todos os ônibus da Cidade. Teremos o Bilhete Único neste local facilitando o acesso de ponta a ponta da Cidade pagando uma única passagem. O ônibus irá operar com ar-condicionado e wi-fi. Os pontos de ônibus serão cobertos, garantindo que as pessoas possam se abrir do sol ou da chuva”.

Continua depois da publicidade

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Forssell: “Quando fui prefeito, trouxe para Itanhaém o prédio onde abriga a sede do 29° Batalhão de Polícia Militar do Interior, na Cesp. Com isso, mais viaturas e policiais militares passaram a circular pela cidade. A unidade antes estava em Mongaguá. E para garantir a segurança e a tranquilidade da população, serão propostas ações integradas de prevenção e combate à criminalidade. As medidas incluem a revitalização da Base da Polícia Militar em Gaivotas, aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, e a criação de novas bases da GCM em diferentes regiões. Será feito investimento em tecnologia, como câmeras de vigilância e sistemas de monitoramento inteligente, além de melhorar a iluminação pública para aumentar a segurança. O policiamento comunitário será implementado para aproximar a população das forças de segurança. Programas de prevenção à violência, especialmente entre jovens, serão desenvolvidos, assim como o combate intensificado ao tráfico de drogas”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Forssell: “Vou gerar emprego incentivando a vinda de novas empresas para a Cidade. Como fiz durante minha gestão. Trouxe as grandes redes de lojas, como a Casas Bahia, diversas franquias como o Habib´s. Vou viabilizar a vinda de empresários para construírem um shopping center em Itanhaém. O maior do Litoral Sul. Irei também, junto ao Governo Federal, trazer um Centro Universitário Federal para Itanhaém. Vamos capacitar nossa mão de obra para terem emprego na Cidade e fora dela. Já fizemos isso no passado com o Centro Profissionalizante de Itanhaém, o CETPI, que hoje está fechado. Lá, eram inúmeras as formações profissionais, como eletricista, encanador, informática. Agora, vamos fazer melhor, incentivando o empreendedorismo. Será criado um programa de capacitação para jovens e desempregados, com cursos voltados para as demandas do mercado, como tecnologia e serviços. Parcerias com empresas locais e instituições educacionais serão estabelecidas para oferecer estágios e experiências práticas”.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software