ESPAÇO

'Delícias da Villa' vira ponto de encontro em Itanhaém

Cafeteria, na Galeria Caiçara, é um espaço aconchegante e atrai vários clientes e turistas

Nayara Martins

Publicado em 28/03/2022 às 09:00

Atualizado em 28/03/2022 às 10:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Silvia conta que, ao visitar a Galeria Caiçara, na época, teve a ideia de abrir uma nova cafeteria no local / Nair Bueno / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Um ponto de encontro bastante agradável para relaxar e bater um papo entre amigos. É essa a proposta da cafeteria “Delícias da Villa”, localizado na Galeria Caiçara, na rua Cunha Moreira, centro de Itanhaém. Com uma decoração criativa e bem aconchegante, o espaço atrai vários clientes e amigos que já são assíduos à cafeteria, há dois anos e sete meses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A proprietária Sílvia Helena Afonso de Lima, de 52 anos, funcionária pública aposentada, veio de São Paulo para morar na Cidade há cerca de cinco anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Itanhaém avança na instalação de 1.068 novas câmeras de segurança

• Boas Práticas: Itanhaém é premiada pelo Estado por ações inovadoras na gestão municipal

• Moradora reclama de rachaduras na casa em Itanhaém

“Vim a trabalho para Itanhaém e me aposentei. Meu irmão havia aberto uma cafeteria nas proximidades e fui administrar o local, mas ele acabou fechando após seis meses”, explica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Silvia conta que, ao visitar a Galeria Caiçara, na época, teve a ideia de abrir uma nova cafeteria no local. “Conheci o espaço e imaginei por que não abrir aqui?”.

Apesar de não ter formação na área da gastronomia, a cozinha sempre foi uma terapia para Sílvia. Ela se formou em Políticas Públicas e fez MBA em Pessoas.

“Comecei trazendo alguns objetos de casa para fazer a decoração, como cadeiras, cortinas, vasos, mesas, e tornar o espaço mais criativo e aconchegante. Pensei em resgatar as lembranças dos bolos feitos pelas avós durante a infância”.

Continua depois da publicidade

Mais um diferencial são as frases escritas nas paredes com mensagens positivas que atraem o público. Sílvia renova as frases a cada 20 dias. “Algumas pessoas sentam e pedem uma caneta e papel para copiar, isso é muito bom”, destaca.

Outra opção são os livros de autores de Itanhaém, como o “Dicionário Tabacudo”, da autora Maria Tereza Leal Diz, e “Itanhaém Re Cantos”, de João Carrasco e Ana Maria Ferreira, entre outros.

Em cada mesa, há um vaso com mudas de ervas, como boldo, manjericão, pimentas, penicilina e antúrio. Dois pés de carambolas também fazem parte da decoração no espaço externo da cafeteria. Além de três vassouras de palha, mais conhecidas como “vassouras das bruxas”, que chamam a atenção do público.

Continua depois da publicidade

No início da pandemia, o espaço teve que fechar por três meses, mas Sílvia conseguiu se manter com a aposentadoria. “Fiquei desanimada, aí tive a ideia de vestir os troncos das árvores com peças de crochê coloridas, o que renovou a energia do local”, conta.

CLIENTES FIEIS.
A cafeteria já tem um público fiel na Cidade, além de muitos turistas de São Paulo, que procuram o espaço sempre que estão em Itanhaém. “Alguns dizem que estão em Paris”.

Atualmente, os clientes procuram mais a cafeteria pela manhã e no final da tarde, quando vão para saborear um chá, um café ou simplesmente bater um papo. 

Continua depois da publicidade

“Eles já se tornaram meus amigos e buscam a qualidade, seja no café com leite ou na salada de fruta, tudo feito por mim e na hora”, ressalta. 

São oferecidos tortas salgadas de frango, de palmito e de legumes. E ainda bolos de chocolate, de nozes, de fubá, de alecrim, além de cafés, cappuccinos e chás de vários sabores. 

“Nosso cardápio é bem variado a cada dia, sempre com qualidade. Nada é surpreendente e nem são produtos congelados. Apenas o pão de queijo que vem congelado, mas é de excelente marca”, explica. 

Continua depois da publicidade

Os mais procurados pelo público são as tortas de frango, o bolo de nozes e a salada de frutas, além do lanche de carne desfiada com rúcula e molho.

PLANOS.
Sílvia afirma que a ideia é de continuar no mesmo espaço da galeria. O atendimento é feito por ela e, à tarde, conta com a ajuda do seu filho mais novo. 

“Acredito que a tendência é melhorar, já que o local atrai um público bem diferenciado. Vou prosseguir atendendo com a mesma dedicação e o contato direto com os clientes”, frisa.

Continua depois da publicidade

A divulgação é feita por meio do boca a boca entre os conhecidos. “Não tenho redes sociais, pois não posso dar um feedback. Meu sobrinho, que mora no exterior, foi quem montou o Instagram”. 

A “Delícias da Villa” funciona de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, e fica na Galeria Villa Caiçara, na rua Cunha Moreira, 80, sala 8, no centro de Itanhaém. Mais informações no Instagram @delíciasdavilla.itanhaém.   
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software