ITANHAÉM

Com nova estrutura e ampliado, Novo COI de Itanhaém é inaugurado

O novo local amplia a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Polícia Civil

Da Reportagem

Publicado em 18/04/2023 às 17:12

Atualizado em 18/04/2023 às 17:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A nova sala de monitoramento está localizada na sede da Guarda Civil Municipal. / Divulgação/ PMI

Continua depois da publicidade

Com uma nova estrutura e ampliado, a Prefeitura de Itanhaém inaugurou o novo espaço do Centro de Operações e Inteligência (COI), com integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Polícia Civil. A nova sala de monitoramento está localizada na sede da Guarda Civil Municipal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Novo Centro de Operações e Inteligência de Itanhaém (COI) será inaugurado nesta terça (18)

• Artesã faz e vende sapatinhos de crochê em Itanhaém

• Campanha mobiliza pessoas para doar sangue em Itanhaém

O COI é um importante equipamento que auxilia no policiamento preventivo, usado como flagrante de delitos e na reconstituição dos passos do suspeito. Casos como acidente de trânsito com vítima, tentativa de furto, apoio a Justiça e/ou Ministério Público, arrombamento, ameaça, apoio à Polícia Civil, uso ou porte de entorpecentes, escolta, entre outros, fazem parte das ocorrências.

“Este novo espaço é um avanço. Nós ampliamos o local, os nossos serviços, ampliamos o número de câmeras de monitoramento, incluindo os prédios públicos e todas as nossas escolas. Aumentamos o efetivo da Guarda Civil Municipal. A segurança é uma prioridade”, destacou o prefeito Tiago Cervantes.

Continua depois da publicidade

Os resultados do COI são expressivos. No período de agosto de 2022 a março de 2023, a Central recebeu quase 4 mil chamadas telefônicas, onde 54 ocorrências foram visualizadas pelo monitoramento e encaminhado para as delegacias, 15 prisões realizadas diretamente e 28 vídeos fornecidos para a Polícia Civil solucionar crimes ocorridos.

“Quero agradecer a todos que se empenham na Segurança e no Trânsito, a todos os agentes que atuam no COI e que trabalham nas ruas e a todos que ajudaram a realizar esta grande conquista. A central de monitoramento mantém comunicação ágil com as polícias Militar e Civil, o que torna rápida a comunicação com as viaturas”, enfatizou o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos.

A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira (18) e estiveram presentes ainda na inauguração da nova sede do COI o deputado estadual Capitão Telhada, o presidente da Câmara de Itanhaém, Professor Fernando, os vereadores Fábio Bibão, Arlindo Martins, Silvinho Investigador, Zé Roberto, Naldo do Bodeguita e Lucas Abbasi, o comandante da Guarda Civil Municipal, Antonio Carlos da Silva, o delegado Seccional de Itanhaém, Dr. Archimedes Cassão Veras Júnior, e o comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Marítimos, Capitão Pizaneski.

Continua depois da publicidade

ESTRUTURA – Ao todo, 1141 câmeras de monitoramento estão distribuídas em pontos estratégicos da Cidade, sendo que 26 delas são do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), 21 da tecnologia Speed Dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º e 333 são modelos fixos, que além de prestarem respaldo às de 360º, também oferecem maior precisão nos registros. Outras 761 estão instaladas em prédios públicos, entre eles, as escolas municipais.

Para um efetivo desempenho das operações de monitoramento, a Guarda Civil Municipal trabalha em conjunto com agentes de trânsito em um trabalho contínuo de 24 horas, onde permanecem em constante comunicação para abordarem e/ou intervirem nas mais diversas ocorrências que possa haver. Eles mantêm constante comunicação com as polícias Civil e Militar para rápida resolução de ocorrências.

O novo espaço atuará com o sistema CCONET que permite o registro, despacho e controle das ocorrências de forma ágil e simples, sempre objetivando a rapidez e segurança no atendimento aos cidadãos, e ainda, comunicação via Rádio Digital com novos rádios fixos e sistema telefônico com aparelhos que possuem rastreadores de chamada e gravação de todas as conversas.

Continua depois da publicidade

Além de um local mais amplo, com um maior número de estações, e capacidade para ampliação, o novo COI conta ainda com sala especial para a recepção do inspetor responsável pelo setor, vestiário feminino e masculino, e cozinha, pensando no bem-estar dos funcionários que trabalham no local.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software