ITANHAÉM

Centro Pop dará acolhimento às pessoas em situação de rua em Itanhaém

A partir do dia 1º até o final de julho, moradores em situação de rua terão jantar, banho, leito para dormir e café da manhã

Nayara Martins

Publicado em 24/06/2023 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praças públicas são os locais mais procurados por moradores de rua, à noite, nos bairros e centro de Itanhaém / Divulgação

Continua depois da publicidade

Prestar um acolhimento e aquecer os moradores em situação de rua, neste período de inverno, em Itanhaém. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que está com um Plano de Acolhimento Emergencial para o mês de julho. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As ações do Plano de Acolhimento, que vão a partir do dia 1º até o final do mês de julho, incluem jantar, tomar banho, uma cama para dormir e café da manhã, no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop da Cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Itanhaém agora permite pagamento via Pix para IPTU e tributos municipais

• Justiça determina prisão preventiva de suspeito de matar segurança de balada em Itanhaém

• Embriagado, homem mata segurança após ser impedido entrar em balada em Itanhaém

No local serão oferecidos 20 leitos, além de mais 10 extras. Também terá uma cozinheira que vai preparar o jantar, todos os dias.          

“Teremos uma equipe extra de abordagem que vai para as ruas no período das 18 às 22 horas, todos os dias. E às 7 horas os moradores de rua podem tomar o café da manhã. Todas as ações ocorrerão no Centro Pop”, explica a coordenadora do local, a assistente social Maria Janete Andrade, mais conhecida como Mari.

Continua depois da publicidade

Trata-se de uma ação voluntária e não compulsória, pois cada um pode decidir se quer ou não passar a noite no Centro Pop. “Em razão do uso do álcool e da droga, a maioria deles prefere ficar nas ruas. Mas eles podem também levar seus cães, pois sempre acolhemos os animais”, completa Mari.

Para aquele morador que não quiser ir, a equipe oferece um saco de dormir e um cobertor, doados pelo Governo do Estado ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém, no ano passado.

Segundo Mari, nos casos de moradores novos, ela fará o atendimento técnico para obter informações e fazer uma avaliação. 

Continua depois da publicidade

“Caso o morador queira retornar à cidade de origem ou à família, fazemos contato e o encaminhamos para a sua cidade”. 

O Centro Pop faz cerca de 20 atendimentos, na parte da manhã, além de receber 40 pessoas no almoço, por dia. O local também oferece a troca de roupas, os kits de higiene pessoal e a ração para os cães.  

Hoje são cerca de 100 moradores em situação de rua em Itanhaém, sendo 60% da Cidade e o restante de outros municípios.

Continua depois da publicidade

Perfil

Mari lembra ainda que, há cerca de dez anos, o perfil da população de rua na Cidade era formado, na sua maioria, por pessoas idosas, mas hoje mudou. 

“Atualmente é formada por jovens, na faixa etária entre 23 a 30 anos, em fase de estudo e de trabalho. Mas devido ao uso e dependência de drogas ou álcool, eles acabam indo morar nas ruas. Ninguém brota das calçadas, eles são pessoas como nós, com direitos e deveres”, salienta.

Continua depois da publicidade

O Centro Pop busca resgatar os valores de cada um, já que eles adormecem e os moradores começam a adquirir novos valores nas ruas. “A ideia é trabalhar essa memória afetiva para que eles se conscientizem que precisam de ajuda”.

A secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social faz também o Cadastro Único para que eles possam solicitar e receber o Bolsa Família no valor de R$ 600,00, destinado ao morador de rua que não tem uma renda mensal.  

No abrigo de longa permanência, com 25 vagas, eles podem obter ajuda para o tratamento de dependências químicas. Mari destaca, ainda, a importância de acompanhar os casos de transtorno mental, que devem ser encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para ter um tratamento adequado.            

Continua depois da publicidade

Campanha 

O Centro Pop está realizando uma campanha de arrecadação junto ao comércio local e as entidades. 

Quem puder colaborar pode fazer doações de alimentos, roupas masculinas e femininas, lençóis e toalhas de banho, kits de higiene pessoal (sabonetes e pastas de dente). As doações podem ser feitas no Centro Pop, no bairro Belas Artes.

Continua depois da publicidade

“É importante que as pessoas colaborem. A população em situação de rua é uma responsabilidade de todos, da sociedade civil, do Poder Público e das entidades civis e igrejas. O Poder Público não consegue atender sozinho a essa demanda e precisa firmar parceria com a sociedade civil”, conclui Mari. 

O Centro Pop se localiza na rua Vitor Meireles, 51, no bairro Belas Artes, em Itanhaém.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software