ITANHAÉM

Casa de irmãs franciscanas ajuda mulheres com dependência química em Itanhaém

O objetivo é recuperar e ajudar as mulheres de comunidades mais pobres

Nayara Martins

Publicado em 12/09/2022 às 07:30

Atualizado em 12/09/2022 às 08:45

Compartilhe:

Irmãs fazem e vendem artesanatos religiosos para manter a casa / Nair Bueno/ DL

Cuidar e dar apoio às mulheres em situação de dependência química com drogas ou álcool. Essa é a proposta do grupo de irmãs franciscanas, que fazem parte da Fraternidade "O Caminho", ligada à igreja católica, em Itanhaém. O nome oficial da instituição é "Pobres de Jesus Cristo".

"O objetivo é recuperar e ajudar as mulheres de comunidades mais pobres, de maneira geral, como nas cadeias, em pastorais nas ruas, em situação de prostituição e grávidas. A ideia é cuidar do outro de forma ampla, conforme a necessidade da região", explica a irmã Mirabilis Deus, de 30 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O grupo, que está em Itanhaém há cerca de dez meses, atuava em São Vicente, mas como o contrato da casa havia vencido, elas decidiram ir para Itanhaém. Hoje, vivem em uma casa que pertence à Diocese de Santos.

"Nosso trabalho na Baixada Santista é fazer o acolhimento de mulheres que estão em situação de dependência química, seja no vício de drogas ou álcool. Sabemos que o litoral é uma região onde há muitas usuárias de drogas", frisa a irmã Mirabilis.

Na sua opinião, com a pandemia da covid-19, a situação se agravou, já que muitos moradores perderam o emprego e não puderam mais pagar o aluguel. "São pais e mães de família que foram morar nas ruas, na maior parte, por falta de recursos financeiros e não ter onde ir".

As irmãs entram em contato com essas mulheres por meio da pastoral e de visitas nas ruas, além de ir em locais que são pontos de drogas e com a divulgação do trabalho realizado na casa.

O tratamento é oferecido por cerca de cinco meses em Itanhaém e, após isso, elas são encaminhadas a Cubatão, por mais cinco meses, totalizando dez meses, para completar a recuperação.

O trabalho é feito de forma voluntária e gratuito. O grupo também oferece toda a assistência médica e a alimentação.

"Nosso desejo é dar apoio às mulheres e à família. Muitas vezes, eles já tentaram e não conseguiram. A ideia é que elas possam voltar ao mercado de trabalho e ao meio familiar", salienta.

Nos casos de mulheres que são dependentes e têm filhos menores de cinco anos, todos são acolhidos. Já os filhos maiores de 5 anos, as irmãs aconselham a ficar com a família ou o responsável para não prejudicar o período escolar.

DEDICAÇÃO

O grupo de irmãs franciscanas se dedica à evangelização voltada aos jovens e às famílias. São 14 irmãs que moram e trabalham na casa, na faixa etária entre 20 e 30 anos, em Itanhaém.

Nos últimos meses, o grupo já atendeu 14 mulheres em situação de dependência e quatro crianças. Desse total nove já foram transferidas para Cubatão para prosseguir com o tratamento e três desistiram.

Hoje, duas mulheres permanecem na casa, sendo uma de Itanhaém e outra do Paraná. A casa tem a capacidade de atender até 20 mulheres.

"Nesse período tivemos uma acolhida bem significativa de mulheres. Nosso trabalho tem dado bons resultados. É bastante gratificante ver os filhos que têm o desejo de ter suas mães de volta ao lar", conclui.

DOAÇÕES

A casa "O Caminho" é mantida por meio de doações feitas em dinheiro ou em alimentos, roupas, produtos de higiene e outros. As irmãs também fazem e vendem artesanatos religiosos, pães, sonhos e doces para gerar recursos e manter a casa. A igreja católica presta apoio ao trabalho.

Quem quiser colaborar pode deixar as doações nas igrejas Nossa Senhora da Conceição ou na Matriz de Sant´Anna, na Cidade. Ou ainda na casa localizada na av. Mustafa Abasi, 2.361, no bairro Nova Itanhaém.

Contatos podem ser feitos no WhatsApp 13 996494938 ou no Instagram @ocaminhoitanhaem, com as irmãs franciscanas.

A Fraternidade "O Caminho" faz um trabalho missionário no Brasil e em outros países, como Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia e na América Central.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Litoral de SP contratará 600 guarda-vidas durante o período de verão

Ação foi autorizada pelo Governo de SP nesta sexta-feira (4)

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3212, nesta sexta (3)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter