1º Tabelião de Notas e Protesto oferece diversos serviços ao público, no centro de Itanhaém / NAYARA MARTINS/DL
Continua depois da publicidade
Reestruturar o espaço físico, tornar o ambiente mais claro e prestar um atendimento mais humanizado. A proposta é da tabeliã e advogada Andrea Elias da Costa, de 49 anos, responsável pelo 1º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Itanhaém, que vai reinaugurar o espaço nesta sexta-feira (22), às 10 horas, no centro de Itanhaém.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A solenidade contará com a presença de autoridades do município e do desembargador aposentado José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, no biênio 2014/2015.
Andrea, que foi aprovada em concurso público, assumiu a função de tabeliã, no cartório, em 28 de fevereiro de 2020. Mas em março, devido às regras da pandemia da Covid-19, não foi possível realizar a solenidade. Andrea é advogada e tem mestrado e doutorado em Direito.
O 1º Tabelião de Notas e Protestos de Itanhaém é um dos mais antigos da Cidade, fundado em 29 de setembro de 1962.
Continua depois da publicidade
“Nossa meta é oferecer um atendimento mais humanizado e uma recepção calorosa ao público. Resolvemos reestruturar todo o espaço físico, os clientes também não são mais atendidos em balcão e sim sentados, além da decoração, pois tudo foi feito nesse sentido”, destaca.
Segundo ela, a ideia é que as pessoas sejam tratadas com respeito e empatia. Também foi reestruturada a equipe de funcionários do cartório. Hoje, o local possui oito funcionários e três estagiários.
O cartório oferece diversos serviços relativos a notas, como o reconhecimento de firmas e autenticação de documentos e, ainda, a formalização de negócios jurídicos - venda e compra, doação, inventário e outros.
Continua depois da publicidade
A tabeliã explica que todos os cartórios trabalham com a prevenção de litígios, ou seja, oferecer uma orientação sobre os cuidados a serem tomados com a venda de um imóvel, em relação à documentação.
“Essa orientação é feita para evitar que a pessoa tenha problemas e perca dinheiro, em especial, com pessoas muito simples que não têm o conhecimento necessário”.
O cartório oferece ainda a parte de protesto de títulos. Segundo Andrea, esse serviço se tornou mais rápido e fácil para a recuperação de crédito, inclusive, com os títulos da dívida pública.
Continua depois da publicidade
“Antigamente, as pessoas tinham que propor uma ação civil, além de terem gastos com advogado e as custas do processo, sendo mais demorado. Hoje, o cartório faz esse serviço em três dias”, observa.
Serviços Online
A maioria dos serviços também pode ser feita de forma online, em uma plataforma digital, como as escrituras, os reconhecimentos de firma, e outros.
As pessoas podem acessar o link da plataforma E-notariado, do Colégio Notarial do Brasil, e tudo pode ser realizado na plataforma, por meio de videoconferência. Após a conclusão, as partes aprovam, é gerado um arquivo em pdf e as pessoas podem assinar um certificado digital que é específico para o documento.
Continua depois da publicidade
Andrea faz ainda um alerta sobre alguns tipos de golpes que podem acontecer.
“Em algumas situações, as pessoas não sabem a diferença entre fazer o reconhecimento de firma ou de uma escritura. Nossos funcionários são orientados a esclarecer as pessoas sobre a diferença entre um contrato particular e uma transferência de propriedade”, salienta.
E completa “nossa intenção é ampliar o número de clientes no cartório e sempre manter a excelência no atendimento, a cortesia, a gentileza e a educação”.
Continua depois da publicidade
Serviço: O cartório funciona de segunda a sexta, no horário das 9 às 16 horas (setor de notas). E das 10 às 16 horas (setor de protesto). Fica localizado na avenida Rui Barbosa, 870, no centro de Itanhaém.
Continua depois da publicidade