30 de Outubro de 2024 • 01:01
1º Tabelião de Notas e Protesto oferece diversos serviços ao público, no centro de Itanhaém / NAYARA MARTINS/DL
Reestruturar o espaço físico, tornar o ambiente mais claro e prestar um atendimento mais humanizado. A proposta é da tabeliã e advogada Andrea Elias da Costa, de 49 anos, responsável pelo 1º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Itanhaém, que vai reinaugurar o espaço nesta sexta-feira (22), às 10 horas, no centro de Itanhaém.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A solenidade contará com a presença de autoridades do município e do desembargador aposentado José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, no biênio 2014/2015.
Andrea, que foi aprovada em concurso público, assumiu a função de tabeliã, no cartório, em 28 de fevereiro de 2020. Mas em março, devido às regras da pandemia da Covid-19, não foi possível realizar a solenidade. Andrea é advogada e tem mestrado e doutorado em Direito.
O 1º Tabelião de Notas e Protestos de Itanhaém é um dos mais antigos da Cidade, fundado em 29 de setembro de 1962.
“Nossa meta é oferecer um atendimento mais humanizado e uma recepção calorosa ao público. Resolvemos reestruturar todo o espaço físico, os clientes também não são mais atendidos em balcão e sim sentados, além da decoração, pois tudo foi feito nesse sentido”, destaca.
Segundo ela, a ideia é que as pessoas sejam tratadas com respeito e empatia. Também foi reestruturada a equipe de funcionários do cartório. Hoje, o local possui oito funcionários e três estagiários.
O cartório oferece diversos serviços relativos a notas, como o reconhecimento de firmas e autenticação de documentos e, ainda, a formalização de negócios jurídicos - venda e compra, doação, inventário e outros.
A tabeliã explica que todos os cartórios trabalham com a prevenção de litígios, ou seja, oferecer uma orientação sobre os cuidados a serem tomados com a venda de um imóvel, em relação à documentação.
“Essa orientação é feita para evitar que a pessoa tenha problemas e perca dinheiro, em especial, com pessoas muito simples que não têm o conhecimento necessário”.
O cartório oferece ainda a parte de protesto de títulos. Segundo Andrea, esse serviço se tornou mais rápido e fácil para a recuperação de crédito, inclusive, com os títulos da dívida pública.
“Antigamente, as pessoas tinham que propor uma ação civil, além de terem gastos com advogado e as custas do processo, sendo mais demorado. Hoje, o cartório faz esse serviço em três dias”, observa.
Serviços Online
A maioria dos serviços também pode ser feita de forma online, em uma plataforma digital, como as escrituras, os reconhecimentos de firma, e outros.
As pessoas podem acessar o link da plataforma E-notariado, do Colégio Notarial do Brasil, e tudo pode ser realizado na plataforma, por meio de videoconferência. Após a conclusão, as partes aprovam, é gerado um arquivo em pdf e as pessoas podem assinar um certificado digital que é específico para o documento.
Andrea faz ainda um alerta sobre alguns tipos de golpes que podem acontecer.
“Em algumas situações, as pessoas não sabem a diferença entre fazer o reconhecimento de firma ou de uma escritura. Nossos funcionários são orientados a esclarecer as pessoas sobre a diferença entre um contrato particular e uma transferência de propriedade”, salienta.
E completa “nossa intenção é ampliar o número de clientes no cartório e sempre manter a excelência no atendimento, a cortesia, a gentileza e a educação”.
Serviço: O cartório funciona de segunda a sexta, no horário das 9 às 16 horas (setor de notas). E das 10 às 16 horas (setor de protesto). Fica localizado na avenida Rui Barbosa, 870, no centro de Itanhaém.
Cotidiano
Ciclone não trará problemas ao litoral de SP, mas frente fria chega em seguida
Saiba como o ciclone e a frente fria atingirão o litoral de SP e se há preocupação
Novo ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco tempestades; entenda
Diário Mais
A tradição de acender velas nos cruzeiros dos cemitérios é um ato que expressa devoção, respeito e memória
Diário Mais
A série A tem 4 times paulistas. Dois estão na parte de cima da tabela. Na B, o Santos já praticamente garantiu o acesso