Itanhaém

Cabeleireira faz e doa perucas para ajudar mulheres com câncer no litoral de SP

Campanha de corte de cabelo, gratuita, será feita pelo projeto Bê Alegria, no dia 21, na Praça Narciso de Andrade, no centro

Nayara Martins

Publicado em 12/10/2024 às 08:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Perucas ficam expostas no salão e são doadas às mulheres em tratamento de câncer, em Itanhaém / Nayara Martins/DL

Continua depois da publicidade

Elevar a autoestima e colaborar com as mulheres que estão em tratamento de câncer. Esse é o objetivo do projeto Bê Alegria desenvolvido pela cabeleireira Josilene da Silva Souza, de 58 anos, mais conhecida como Bê, que confecciona as perucas para doar às mulheres. O projeto já existe há 12 anos.
 
Bê, que possui um salão de beleza no centro de Itanhaém, colabora com várias mulheres que estão em tratamento contra câncer e acabam perdendo os cabelos devido ao tratamento de quimioterapia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“As perucas são confeccionadas por mim e também recebemos as doações de cabelos, durante o ano inteiro. E ficam expostas no salão. Se tiver alguma que dê certo e seja escolhida pela pessoa já fazemos a adaptação como o corte e tingimento. E ela já sai com a peruca pronta sem custo algum”, explica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Comerciante inova com roupas indianas e artesanato em Itanhaém, no litoral de SP

• Artesã inova e reforma bonecas do lixo para doar às crianças no litoral de SP

Bê atende aos moradores de Itanhaém e região, além de outros estados. Na última semana, ela fez contato com uma pessoa que mora em Mina Gerais e estava precisando de uma peruca, pois o seu cabelo havia caído devido ao tratamento. A peruca foi enviada e a mulher já está usando. 

“A maioria das pessoas mais carentes que está em tratamento não têm condições de comprar a peruca, pois sai muito caro”, ressalta.

Continua depois da publicidade

A cabeleireira confecciona as perucas com cabelos naturais. Mas recebe doações de perucas prontas, feitas de material sintético, das clientes para serem doadas.
Ela lembra ainda que algumas pessoas, antes de começar a fazer a quimioterapia, elas vão ao salão para cortar o seu cabelo e, assim, ela pode confeccionar a peruca com o cabelo da própria pessoa.

E explica como faz para montar as perucas. “Os cabelos doados têm que ser tecidos em uma máquina de costura para depois montar a peruca. Só posso fazer nas horas vagas ou à noite. Este ano consegui uma parceria com profissionais em São Paulo, que tecem os fios de cabelos a um valor mais acessível, o que facilita o serviço”. 

Em Itanhaém ela não conhece pessoas que possam fazer esse serviço de tecer os cabelos. 

Continua depois da publicidade

As mulheres que já usaram as perucas também podem devolver ao salão para que sirvam a outras.     

Campanha de doação

A cabeleireira promove ainda uma campanha de doação que vai realizar o corte de cabelo, de forma gratuita, e, posteriormente, serão utilizados na confecção de perucas para doação. 

A ação deve acontecer no próximo dia 21, na Praça Narciso de Andrade, das 9 às 17 horas, no centro da Cidade. E será em parceria em parceria com a União dos Amigos Independentes de Itanhaém (UAI).
  
Quem quiser levar os cabelos para serem doados, a partir de um palmo, podem ir ao local. Ou podem levá-los até o salão.

Continua depois da publicidade

Outra ação em prol do projeto é o chá bingo que vai acontecer no próximo dia 27, a partir das 14 horas, na quadra da UAI, no bairro Belas Artes. Esse já é o segundo ano que o bingo é realizado. A renda será revertida ao projeto Bê Alegria.  

O valor do prêmio principal é de R$ 700,00 e as cartelas já estão à venda no salão da Bê, ao valor de R$ 25,00. No dia do bingo haverá ainda outros bingos com diversos prêmios e prendas.

Sonhos

Bê pretende ampliar o projeto para ajudar um número maior de mulheres. “A ideia é que alguma entidade da Cidade pudesse organizar um curso para ensinar as pessoas interessadas em confeccionar as perucas”, salienta.

Continua depois da publicidade

Ela destaca que a parceria seria importante porque vai ajudar a confeccionar mais perucas para serem doadas às mulheres que necessitam. “Mas, até o momento, tenho atendido a todas as mulheres que precisam das perucas”.

Interessados em conhecer o projeto Bê Alegria podem acessar o Instagram (@becabeleireira). Ou para fazer doações de cabelos podem ir ao salão, localizado na rua Antônio Olívio de Araújo, 182, no centro de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software