ITANHAÉM

Artesão ministra aulas e expõe peças em marchetaria em Itanhaém

Vicente da Costa expõe os trabalhos na Casa do Artesão, além de oferecer vídeo aulas ao público

Nayara Martins

Publicado em 03/04/2023 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Após se aposentar, Vicente decidiu procurar uma atividade / Nair Bueno - DL

Continua depois da publicidade

Dar aulas e expor os trabalhos artesanais feitos com a arte em marchetaria. Esse é o trabalho desenvolvido pelo artesão Vicente da Costa Videira, de 74 anos, na Casa do Artesão, em Itanhaém. Aposentado, ele começou a expor os trabalhos na Casa do Artesão há quatro anos e também ministra aulas de forma presencial e online no mesmo local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alok será atração principal da programação de aniversário de Itanhaém

• USF Guapurá será entregue na próxima segunda em Itanhaém

• Conchas viram matéria-prima para artesã em Itanhaém

O artesão conta que tudo começou com o seu avô, que trabalhava como marceneiro e marcheteiro em São Paulo. “Ele fabricava os móveis e os marchetava. Desde criança já acompanhava o seu trabalho”.
Formado em engenharia civil, após se aposentar, ele decidiu procurar algo para fazer. “Comecei a fazer corrida de rua e me encontrei na marchetaria. Fiz um curso na prefeitura de São Paulo, no ano de 2015 e, em 2016, já atuava como monitor”. 

Já morando em Itanhaém, Vicente começou a ajudar a montar a Casa do Artesão, em 2019, para iniciar as aulas em marchetaria. 

Continua depois da publicidade

“A arte milenar da marchetaria, que surgiu na antiga Macedônia, apesar de ser divulgada em vários países, ainda é pouco conhecida no Brasil. Meu objetivo é divulgar o trabalho. As pessoas não valorizam o trabalho feito em marchetaria por desconhecerem como é feito”, salienta.

Ele também montou o seu ateliê na Casa do Artesão, onde ministra os cursos aos alunos. 

Diversos objetos que ele ensina a fazer ficam expostos na Casa do Artesão como: marcadores de livros, caixas de diversos modelos, relógios, porta joias, porta cachaça, quadros, entre outros. Cada peça leva um tempo diferente para ser concluído, conforme o tamanho e o modelo da peça. 

Continua depois da publicidade

Ele conta que o público procura bastante os trabalhos feitos com imagens em 3D, com a técnica do sombreamento. O artesão Vicente também recebe várias encomendas de peças variadas, conforme a preferência do cliente.  
Cursos

Vicente ministra o curso presencial gratuito e é dividido em três fases – o módulo 1 básico, que é para ensinar a fazer os desenhos geométricos e trabalha com o estilete; o módulo 2 intermediário, que é orgânico para fazer desenhos de várias formas, com o arco de serra manual e a lâmina de aço; e o módulo 3 avançado, para fazer trabalhos específicos e com diferentes lâminas. Cada curso dura em torno de seis semanas. 

As aulas acontecem às quartas-feiras, no horário das 8h30 às 11h30, na Casa do Artesão. Essa já é a quinta turma, com direito a receber certificado. As inscrições estão abertas no site da prefeitura. 
Outro projeto são as vídeo aulas que o artesão ministra pelo canal Youtube, na internet, por 45 minutos. 

Continua depois da publicidade

“Esse é mais um desafio que estou desenvolvendo por meio do Proac – Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo. As vídeo aulas são para ensinar a fazer peças básicas”.
Interessados em aprender é só acessar “Oficina de marchetaria com Vicente da Costa”, no Youtube.   

Sonhos

Vicente da Costa afirma que já realizou o seu sonho, que é dar aulas em marchetaria. “Pretendo continuar atuando nesta área e divulgar ainda mais a arte da marchetaria ao público”.   

Continua depois da publicidade

“Tenho casa em Itanhaém desde 1973, meu projeto de vida sempre foi vir morar na Cidade. Viajei bastante para o exterior devido ao meu trabalho como engenheiro de obras industriais.  Após me aposentar, vim morar em Itanhaém em 2016. E ainda montei a cachaçaria da Costa na minha casa”, completa.    

A divulgação dos trabalhos tem sido feita por meio do site da prefeitura de Itanhaém. O artesão também expõe os trabalhos no Facebook, como “Vicente Costa Videira”. 

A Casa do Artesão fica localizada na avenida Presidente Kennedy, 222, na Praia do Sonho, em Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software