Itanhaém

Aluno da rede municipal ganha medalha de ouro na OBMEP em Itanhaém

Murilo Luz, de 15 anos, aluno da EM Harry Forssell, é exemplo ao ganhar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Nayara Martins

Publicado em 09/01/2023 às 07:30

Atualizado em 09/01/2023 às 11:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Murilo, que já havia sido premiado com a medalha de prata, na prova da OBMEP, em 2021, este ano, conquistou a de ouro / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

O estudante Murilo Costa Dominiske Luz, de 15 anos, que concluiu o 9º ano na escola municipal Harry Forssell, em Itanhaém, ganhou medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2022. Dos 18 milhões de alunos participantes, ele se destacou e ficou entre os dois mil melhores da competição no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Murilo afirma que ficou feliz e surpreso ao saber que havia sido premiado com a medalha de ouro. “Para mim e para todos na escola, localizada no bairro Jardim Oásis, foi uma grande surpresa, pois ninguém esperava esse resultado”, revela.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Professor Fernando assume a presidência da Câmara de Itanhaém

• Em Itanhaém, Prefeitura conclui 'adoção' de praça pela Associação dos Comerciantes

• Coral se apresenta no Hospital Regional de Itanhaém

Ele já havia participado da OBMEP em 2019, quando estava no 6º ano, e conseguiu a menção honrosa. Em 2021, ele também havia participado e ganhou a medalha de prata. E em 2022, conseguiu a medalha de ouro.

“A prova deste ano foi muito difícil, achei até que tinha ido pior do que na prova do ano passado. Mas acabou dando tudo certo e quando saiu o resultado tinha ido melhor do que imaginei”, salienta.

Continua depois da publicidade

A professora de Matemática que orientou o aluno Murilo foi Luciene Sacone, da EM Harry Forssell, de Itanhaém.   

A diretora da escola Daniela de Almeida Milke Muniz lembra que, há alguns anos atrás, a unidade já havia sido destaque no programa “Câmera Educação”, onde teve uma aluna campeã. E esse ano com o Murilo na OBMEP.

“Murilo é um menino adorável e cheio de qualidades. Desde o terceiro ano do ensino fundamental ele é um aluno que se destaca por sua inteligência e vontade de aprender. Ser premiado com a prata e ouro numa olimpíada de matemática e sendo um aluno de periferia, tem um significado enorme para ele e para todos na escola”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Diz ainda “ficamos imensamente felizes e temos certeza de que ele servirá de exemplo aos demais alunos da rede. Além do apoio dos professores, Murilo conta com o apoio da família, que é de extrema importância na qualidade de vida de qualquer ser humano e isso faz toda a diferença”.       

A secretária municipal de Educação, Marcia Galdino, também elogia o estudante.

“Murilo é motivo de orgulho para Itanhaém. Ele sempre foi um aluno determinado, focado nos estudos. Com o incentivo dos pais e o trabalho desenvolvido pelos nossos professores, ele conseguiu alcançar grande destaque na OBMEP. Reconhecer essa conquista do Murilo, além de motivá-lo a continuar avançando nos estudos e conquistas, também é incentivar outros alunos a seguirem o seu exemplo”, conclui.   

Continua depois da publicidade

O estudante recebeu a medalha de prata de 2021, no mês de dezembro de 2022. A cerimônia de entrega da medalha de ouro deve acontecer este ano, mas ainda sem data definida, em Brasília.

Planos

Murilo, que já conclui o 9º ano na EM Harry Forssell, este ano, pretende fazer o curso de Administração, na Etec de Itanhaém, escola técnica do governo estadual.

Continua depois da publicidade

Sobre os planos futuros, ele diz que pretende fazer faculdade na área de Exatas e também deve trabalhar neste segmento.

“Desde criança sempre gostei de Matemática e tinha bastante facilidade nessa disciplina”, completa.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado anualmente, desde 2005, nas escolas públicas e privadas do País. A competição visa estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e também promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.  

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software