Itanhaém

Abertas as inscrições para quem quer ser jurado voluntário no Tribunal de Itanhaém

Interessado deverá procurar o Ofício de Justiça Criminal da 1ª Vara, na Avenida Rui Barbosa, 867, no Centro

Da Reportagem

Publicado em 21/08/2019 às 10:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As inscrições para a primeira edição do programa, no exercício de 2020, acontecem até o dia 20 de setembro / Divulgação/Prefeitura Municipal de Itanhaém

Continua depois da publicidade

A população poderá participar de decisões sobre a absolvição ou a condenação de um acusado como jurado voluntário no Tribunal de Júri da Comarca de Itanhaém. As inscrições para a primeira edição do programa, no exercício de 2020, acontecem até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta, das 12h30 às 19 horas, no Ofício de Justiça Criminal da 1ª Vara, localizado no Fórum da Comarca de Itanhaém, na Avenida Rui Barbosa, 867, no Centro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para isso, o interessado deverá estar munido dos seguintes documentos: cópia da carteira de identidade ou outro documento com foto, comprovante de residência recente (até os últimos 6 meses), certidão de antecedentes criminais (retirada no Cartório Distribuidor do Fórum) e certidão de quitação eleitoral (retirada no site do TRE-SP ou no Cartório Eleitoral).

Continua depois da publicidade

Entre os requisitos para exercer a função de jurado estão ser brasileiro (nato ou naturalizado), ter mais de 18 anos, ter boa conduta social e moral, não ter sido processado criminalmente, estar em pleno gozo dos direitos políticos e residir na Comarca de Itanhaém. Não poderão servir como jurado analfabeto, pessoas com deficiência visual, auditiva ou mental.

VANTAGENS
O interessado em integrar o conselho de sentença terá alguns benefícios. Entre eles, prisão provisória especial; presunção de idoneidade moral; preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e nos provimentos, mediante concurso de cargo público, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária; e vedação de desconto no salário ou vencimento no dia em que comparece à sessão do júri, mesmo que não integre o conselho de sentença. O serviço do júri é gratuito.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software