Pré-candidato a vereador Edgar do Fort / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
A morte do pré-candidato a vereador Edgar do Forte na última sexta-feira (24) levantou atenção para os recentes casos de ataques a políticos de Guarujá. O Diário do Litoral preparou uma lista para te lembrar.
O vereador Ernesto Pereira (PTN) foi assassinado com 13 tiros em novembro de 2001. O crime aconteceu devido a ciúmes do assassino de Ernesto por sua mulher, que era correligionária do parlamentar. A Polícia Civil não apurou nada entre ambos, além do vínculo político-partidário. O vereador era casado e deixou um filho.
Continua depois da publicidade
O vereador Luís Carlos Romazzini (PT) foi assassinado em 2014. Na época, ele tinha 45 anos e estava dentro de casa, no distrito de Vicente de Carvalho, quando o crime aconteceu.
Vizinhos disseram ter ouvido o vereador abrir o portão por volta das 2h. Em seguida, foram disparados vários tiros. Seis deles atingiram o parlamentar, que já chegou morto ao hospital.
Continua depois da publicidade
Na época, amigos disseram que ele vinha recebendo ameaças.
O vereador Orlando Falcão foi morto a tiros em 9 de maio em uma lanchonete na praia da Enseada. Dois homens, ambos com capacete, chegaram de moto à lanchonete, e um deles disparou três tiros no peito do vereador.
Edgar do Forte foi morto a tiros na Rua 1º de Junho com a Avenida Sílvio Fernandes Lopes, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Apesar de ser socorrido pelo Samu, ele não resistiu aos ferimentos.
Continua depois da publicidade
Mesmo sem ter a posse de um cargo político, Geraldo Soares Galvão era um homem conhecido dentro da política. De acordo com a investigação das autoridades policiais, o alvo do ataque não foi Geraldo, mas sim um membro do PCC.
Conhecido por seu forte engajamento nas redes sociais, ele foi morto com nove tiros na madrugada do último dia 28 de dezembro.
O empresário Cerciran dos Santos Alves, conhecido como Celso do Transporte, candidato a vereador pelo PSDB no Guarujá, foi assassinado com cerca de 15 tiros em 2016. O crime aconteceu próximo a um comércio conhecido no Jardim Boa Esperança, na Rua Álvaro Leão Carmelo.
Continua depois da publicidade
Em 2008, o candidato a vereador Frank Willians, filiado ao PP, foi assassinado às vésperas das eleições com vários tiros, por volta das 8 horas da manhã na Vila Rã.